A memória do idoso é a história viva da sociedade, e quando o idoso se for, é possível preservar sua vivência e experiências para a posteridade.
O tempo é bem eficiente na tarefa de ir apagando, um a um, os detalhes na nossa memória. E quando nos damos conta, muitas das referências do que vivemos estarão perdidas para sempre, como as nossas conquistas, ganhos, perdas, momentos de superação, tristezas e alegrias que fomos acumulando dia após dia.
Mas, felizmente, nem sempre será este, obrigatoriamente, o único desfecho. Se tivermos de alguma forma resgatado e registrado aquelas informações, haverá a oportunidade de rever tudo quando quisermos, o que será especialmente importante para as gerações futuras que terão ao seu alcance um material de referência único, incluindo, inclusive, fotos e documentos.
Se pensamos nos idosos, com suas tantas histórias e experiências, veremos que será uma pena não terem sido devidamente documentadas e compartilhadas, pois poderão servir de referência para tantas outras pessoas.
Sem contar que muitos idosos acabam desenvolvendo doenças degenerativas, como Alzheimer, que se encarregarão de fazer sumir gradativamente das suas lembranças importantes passagens vividas. Mas se tiverem como rever tudo num livro, reunindo textos e imagens, nada daquilo ficará perdido.
Os cuidadores além de auxiliar nas atividades básicas cotidianas e lhes fazer companhia por certos períodos, os cuidadores geram melhoria na autoestima dos idosos e cumprem um importante papel de identificar possíveis alterações no comportamento, que poderão ser indicativos de que alguma intercorrência esteja ocorrendo, permitindo tomar as providências médicas ou psicológicas necessárias.
Os cuidadores que ser interessarem nessa proposta poderão atuar como coletores de informações, atividade que não exige experiência, e ocupará pouco do tempo, contando com toda orientação necessária.
As etapas do trabalho serão bem motivadoras. Uma delas se concentrará em organizar as fotos, impressas e digitais, em ordem cronológica, colocando legendas, especificando os locais, datas e nomes de quem estiver nelas.
Muitas fotos impressas antigas acabam se estragando ou grudando umas nas outras por estarem guardadas de forma inadequada.
Os familiares certamente aprovarão uma iniciativa motivacional positiva, voltada para a preservação da memória do idoso através do registro de sua história, especialmente na época atual em que tudo começa e acaba tão rápido!!
Quando se convive com um idoso, é muito comum adquirir o hábi...
Ainda que seja uma doença mais comum na infância, a asma tamb&...
Cuidar de uma pessoa com Doença de Alzheimer pode tornar-se uma tare...