Tratamento para gota

Dicas No.148 | postado em Miércoles, 14 Abril 2021

Para tratar a doença gota, chamada cientificamente de Artrite Gotosa, recomenda-se a ingestão de medicamentos que atuam sobre o ácido úrico, como a Colchicina, o Alopurinol ou a Probenecida, que diminuem o ácido úrico no organismo, o acúmulo de uratos nas articulações, assim como a previne o surgimento de crises.
Durante uma crise de gota, em que há uma intensa inflamação e dor na articulação, o médico costuma orientar o uso de medicamentos anti-inflamatórios. A pessoa que possui esta doença também deve ter algum cuidado com a sua alimentação durante toda a vida para evitar a piora dos sintomas e complicações que a gota pode gerar, como as deformidades das articulações e o comprometimento dos rins, por exemplo.
Gota é uma artrite inflamatória que pode causar muita dor durante as crises, que surge de forma abrupta, causada pela cristalização do ácido úrico que se deposita dentro das articulações, geralmente, em pessoas que têm o ácido úrico elevado. 
Faça alterações na dieta para diminuir a ingestão de purina. 
Coma menos carne vermelha, como bife.
Não consuma carnes de caça, como a de coelho, faisão e veado.
Evite vísceras, como fígado, rins, coração e molejas.
Reduza a ingestão de frutos do mar, principalmente caviar e crustáceos como mexilhões, caranguejos e lagostas. Você também não deve comer peixes oleosos como sardinha, anchova, carapau, anchoveta, alevinos, arenque e truta.
Extratos de leveduras e de carne também têm muita purina. Estes incluem marmite produto alimentar britânico, Bovril extrato salgado de carne bovina e muitos caldos de carne industrializados.
Laticínios com baixo teor de gordura podem diminuir o risco de ataques de gota.
Bebidas alcoólicas, principalmente cerveja e destilados, têm uma quantia alta de purina.(10)
Uma taça ocasional de vinho não é um problema e pode até trazer benefícios.(11)
Uma bebedeira pode provocar uma crise de gota.
Para tratar uma crise de gota, também chamada de gota aguda, o médico irá orientar medicamentos que ajudam a aliviar rapidamente a inflamação.
Como Naproxeno, Cetoprofeno, Ibuprofeno ou Indometacina, por exemplo, são indicados para aliviar os sintomas da artrite, logo após os sintomas iniciarem, devendo ser mantidos até a resolução da crise, durante cerca de 1 semana.
Estes medicamentos devem ser usados com cautela, conforme a indicação do médico, pois podem provocar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, etc.
 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Por que a pele dos idosos demora mais para cicatrizar

A cada dia que passa, nosso corpo naturalmente passa por um processo de env...

Direitos dos idosos

As mulheres e os homens idosos têm os mesmos direitos que qualquer ou...

Recordações de uma Vida: A Importância da Memória na Identidade dos Idosos

Na jornada da vida, cada um de nós acumula um tesouro único e...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar