Trabalhos que não são funções de um cuidador de idosos

Dicas No.242 | postado em Viernes, 31 Diciembre 2021

A principal função do Cuidador de idosos é garantir o conforto e bem-estar do idoso, sendo atribuído a ele diversas tarefas relacionadas à saúde e o ambiente em que vive. É muito comum ele ser confundido com outros profissionais, como enfermeiros ou empregados domésticos, por isso, certos trabalhos não devem ser realizados por ele.
Medicação é coisa séria, principalmente com pessoas idosas ou acamadas, e só deve ser receitada por um médico. O Cuidador apenas administra e certifica-se de que o idoso  esteja utilizando da forma como foi orientada. O conhecimento básico de saúde que o Cuidador possui deve ser aplicado em casos de doenças que são comuns na terceira idade, ou para identificar situações de emergência. Não cabe ao cuidador diagnosticar, prescrever nem indicar medicação.
Dependendo do grau de complexidade do idoso  somente um profissional da área de enfermagem pode desempenhar determinadas funções como aplicação de injeções, administração de vacinas, cuidados com escarias  extensas, trocas de pensos  em lesões profundas, entre  outros. 
O cuidador de idosos é responsável pelos cuidados com o idoso,  não com os demais membros da família ou visitas. É comum que os idosos permaneçam muito tempo a dormir  e o cuidador tenda a ficar ocioso, mas nestes momentos, há muitas outras tarefas a serem realizadas, como a organização do quarto e veirficar o estoque de medicamentos.
Caso aconteça do idoso sujar a roupa, o cuidador pode tomar a iniciativa de colocar as peças para lavar. Se o paciente intornar a comida, o cuidador pode prestar auxílio. O cuidador não deve ficar responsável pela limpeza e organização da casa como um todo, pois sua atenção sob a pessoa assistida fica comprometida e pode colocá-la em risco. Sua obrigação é apenas manter a limpeza das coisas e áreas que não afetem o conforto e bem-estar do idoso. 
Pode acontecer que os  famíliares solicitem funções que o cuidador não faz, como levar os animais de estimação a passear ou ir buscar as crianças na escola, mas não estão dentro das obrigações do cuidador, etc...


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Atenção e Carinho: Orientações para Cuidar de um Idoso com Mobilidade Reduzida

Cuidar de um idoso com mobilidade reduzida pode ser desafiador, mas tamb&ea...

Um poema aos idosos

Quando passo pela praça, Eu os vejo cheios de graça, Esparr...

Doenças do pâncreas na Terceira Idade

O câncer no pâncreas é um tipo de tumor maligno que norm...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar