Tipos de câncer mais comum entre os idosos

Dicas No.303 | postado em Viernes, 01 Abril 2022

Após os 65 anos, os idosos  possuem 11 vezes mais chances de desenvolver o câncer  do que os mais jovens.
Diversos fatores estão associados ao aparecimento do câncer mais tarde na vida. Durante o envelhecimento, ocorre o declínio funcional do organismo, que reduz a divisão celular e contribui para desajustes nas estruturas das células e do corpo. Em poucas palavras, isso significa que os processos do organismo já não funcionam como deveriam. Além disso, o acúmulo de maus hábitos durante a vida, como má alimentação, sedentarismo e tabagismo, também são fatores de risco.
O câncer de pele não-melanoma é um dos mais frequente entre idosos, principalmente por causa dos vários anos de exposição ao sol, já que geralmente ocorre nas áreas que ficam expostas ao sol, como, pescoço, cara  e orelhas.
Gealmente, o tumor se manifesta como manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram, ou como feridas que não cicatrizam em até quatro semanas. Quanto mais cedo forem detectados, maiores as chances de cura.
O câncer de estômago é o mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres, ele atinge, em sua maioria, homens por volta dos 60 à 70 anos 
Além da idade, diversos outros fatores estão relacionados ao surgimento do câncer de estômago, como excesso de peso e obesidade, consumo de álcool, consumo excessivo de sal e tabaco. Geralmente, esse tipo de tumor não apresenta sintomas específicos, mas alguns sintomas podem ocorrer, como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente. Em raros casos, pode ocorrer vômito com sangue e nas fezes.
Tumor de cólon e reto, este tipo de tumor é mais comum em pessoas acima dos 50 anos. Por isso, recomenda-se que os idosos façam exames periódicos, como endoscopia, para descartar a sua presença. O cólon e o reto fazem parte do intestino grosso, a parte final do tubo digestivo.
Em estágios iniciais, o câncer nesses locais não costuma apresentar sintomas, mas conforme se desenvolve, certos sinais podem surgir, como presença de sangue nas fezes, dores abdominais, dores ao evacuar, diarreia ou prisão de ventre constantes, mudanças no apetite e perda de peso.
Também o câncer da próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Porém, homens acima de 50 anos devem fazer o exame de próstata todos os anos para detectar precocemente a condição.
O tumor maligno fica localizado na pequena glândula em forma de maçã localizada entre a bexiga e a pélvis, responsável pela produção do fluido seminal que nutre e transporta os espermatozoides, etc...


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

O perigo das quedas na terceira idade

A prevenção é a melhor arma ao serviço dos doen...

Tuberculose: o que saber sobre esta doença contagiosa

Existem três tipos de tuberculose, embora a mais comum seja a tubercu...

Para aliviar e prevenir a prisão de ventre nos idosos

A ingestão de água pode não aliviar os sintomas imedia...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar