As celebrações de datas importantes e de festas religiosas, como o Natal, são tradicionalmente alturas de reunião familiar, troca de presentes, partilha de comida e bebida e comemoração. Todavia, estas datas podem simultaneamente ser fonte de alegria e de stress, especialmente para os prestadores de cuidados, porque representam, também, uma alteração na rotina normal.
Sugestões para a família amigos e cuidadores.
Torne as alturas festivas mais fáceis para si e para os outros, de modo a poder relaxar e aproveitar o tempo que estão juntos. Seguem-se algumas sugestões que podem ser úteis. Estas apesar de fazerem, muitas vezes, uma referência específica ao Natal, são uma orientação útil para outras reuniões familiares e celebrações religiosas.
Veja o que pode desencadear confusão na Pessoa com Demência e, se necessário, altere o ambiente. No Natal, os enfeites artificiais de mesa, que parecem reais, como frutas, doces e as luzes de Natal cintilantes, podem provocar confusão. Considere fazer uma árvore de Natal sem luzes e coloque um prato de vaso por baixo, caso exista alguma probabilidade de a Pessoa a regar.
Crie oportunidades para os familiares e amigos partilharem o papel de Cuidador. Eles podem ajudá-lo organizando um evento nas suas casas ou saindo em grupo para realizar uma atividade específica, cantar cânticos do Natal ou ir a igreja assistir auma missa.
Incentive a Pessoa a participar na preparação e entrega dos presentes, de acordo com o seu interesse e capacidades. Em conjunto podem fazer biscoitos e colocá-los em pacotes, embrulhar os presentes e escrever os cartões. Também é útil sugerir ideias para os presentes da família de amigos.
Envolva a Pessoa com Demência.
Ajudar numa tarefa simples ou na preparação da refeição é importante para a Pessoa com Demência manter uma sensação de bem-estar. Se as tentativas para ajudar provocarem ansiedade ou confusão na pessoa, modifique a tarefa ou proponha uma atividade alternativa, tal como dobrar os guardanapos.
Considerem qual será a melhor altura para partilhar a refeição festiva, tendo em atenção que a alteração da rotina pode ser confusa para a Pessoa com Demência. Pode optar por fazer a celebração ao almoço, em vez de fazê-la à hora de jantar, para minimizar possíveis sentimentos de inquietação ou de insegurança, que possam ocorrer no final da tarde ou princípio da noite.
O Natal é uma época em que a Pessoa com Demência e os seus familiares podem experienciar um sentimento de perda. Este pode atingir de modo mais significativo as pessoas que não têm família ou aquelas que vivem afastadas dela. Reconhecer as necessidades emocionais e procurar apoio durante este período pode ajudar a reduzir os sentimentos de solidão e de isolamento social, etc.
Há quem considere o período de frio uma estação...
Cuidar de um idoso não é uma tarefa fácil....
A osteoporose é uma doença que faz com que os ossos fiquem ma...