Substâncias importantes para turbinar a imunidade do sistema imunológico

Dicas No.262 | postado em Miércoles, 02 Febrero 2022

Exposto a microrganismos como fungos, bactérias e vírus, nosso organismo pode correr sérios riscos quando o sistema imunológico está fragilizado. Assim, em momentos de fragilidade, começamos a apresentar sinais de resfriados, gripes e infeções, consequentemente, de doenças um pouco mais graves. 
Desse modo, por ser responsável pelo combate a ação desses agentes nocivos, o sistema imunológico foi muito discutido nos últimos meses. Ou seja,  quando muitas pessoas passaram a acreditar que o uso de vitaminas e nutrientes poderia combater doenças como a Covid-19, causada pelo novo Coronavírus.
 Já em relação ao sistema imunológico, com o equilíbrio de vitaminas e nutrientes corretos, alguns problemas podem ser evitados. Por exemplo,  doenças que invadem o organismo quando nossa imunidade está muito baixa.
As  substâncias importantes para o sistema imunológico são:
A vitamina C é um importante antioxidante para o organismo, com papel preventivo e terapêutico para doenças que afetam o sistema respiratório. Foi observado que as pessoas que fazem o uso da vitamina por meio da alimentação, como laranja,  e o brócolis, apresentam menores episódios de gripes e resfriados quando comparadas aquelas que não possuem uma dieta rica em vitamina C.  Dessa forma, isso torna a substância um grande aliado do sistema imunológico. 
Assim como a C, a vitamina E possui propriedades antioxidantes. Assim, auxiliando na diminuição e reparo de danos provocados por radicais livres. Ou seja, combatendo o envelhecimento precoce e auxiliando na manutenção da pele e do cabelo.
A vitamina E também atua na cicatrização dos tecidos do corpo, sendo uma das substâncias que atuam no fortalecimento do sistema imunológico e ajuda no combate às doenças. 
A vitamina A é uma substância que tem entre suas propriedades a modulação da imunidade. É encontrada na natureza em alimentos de origem animal e em vegetais, existentes nos carotenoides. As principais fontes de obtenção da vitamina A são fígado, óleos, vegetais como cenoura e couve.
 Zinco xtremamente importante para o organismo no combate a agentes invasores, a deficiência do zinco no corpo pode permitir maior ocorrência de infeções virais. Afinal, ele interfere na manutenção da função do sistema imunológico e síntese das hemoglobinas. Desse modo, as principais fontes de zinco são alimentos como hortaliças, amendoim, fígado, frutos secos e carne de boi. 
E também a vitamina D atua como reguladora do crescimento, sistema cardiovascular, muscular, metabólico e insulinodependente. As células de defesa presentes no sistema imunológico, chamadas linfócitos, apresentam receptores que ajudam a vitamina D no fortalecimento das células de defesa. Por esse motivo, manter as taxas dessa substância sempre em ideais é fundamental para o bom funcionamento do corpo...



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como preparar a chegada do inverno

Anualmente, a Direção-Geral da Saúde elabora o Plano d...

Benefícios da fisioterapia para os idosos

A fisioterapia para idosos, também conhecida como Fisioterapia Geri&...

Cuidados que se deve ter com idosos acamados

Uma pessoa acamada precisa de carinho e muita atenção, e segu...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar