Segurança no banho: dicas para os nossos idosos

Dicas No.244 | postado em Viernes, 07 Enero 2022

Para pessoas com mobilidade reduzida, fazer uso do quarto de banho pode tornar-se até algo bastante perigoso. Basta imaginar o piso escorregadio, os azulejos molhados e como tudo conjugado pode resultar numa uma queda desastrosa. O próprio ato de tomar banho, que devia ser algo sentido como um momento de prazer, passa a ser um motivo de grande preocupação e, muitas vezes, tonar-se num verdadeiro constrangimento.
Para pessoas que sentem dificuldade em permanecer de pé durante curtos períodos de tempo, as barras de apoio são essenciais para garantir maior segurança na casa de banho. Existem diversos modelos e tamanhos, que podem ser aplicados na vertical ou horizontal, estilo corrimão. Todas as barras de apoio para a casa de banho devem ser antiderrapantes e a cor deve contrastar com a parede para maior visibilidade.
A segurança no banho pode ser melhorada se escolher material antiderrapante para o chão do quarto de banho. Outra dica igualmente importante é a remoção de objetos que podem aumentar o risco de queda. Certifique-se ainda que todos os produtos de higiene são fáceis de alcançar, coloque as toalhas num sítio ao qual tenha fácil acesso, o chão sempre seco e, caso seja possível, retire os tapetes do quarto do banho. Se preferir mantê-los por uma questão de decoração, escolha tapetes antiderrapantes.
As barras de apoio de sanita são desenhadas para proporcionar um elevado grau de conforto e independência, permitindo que se levante e se sente mais facilmente. Existem vários, alguns ajustáveis em altura, outros com assento elevado. A instalação deste tipo de equipamentos é fácil e rápida, sem necessidade de recorrer a ferramentas, e permite-lhe manter a autonomia na casa de banho.
É importante ter a certeza sobre qual será a melhor solução de banho para si. Por existir um leque variado de equipamentos, é preciso escolher com cuidado qual se adapta melhor às suas necessidades e à sua casa de banho. Será necessário verificar as condições atuais da casa de banho e identificar qual a solução indicada para voltar a usufruir de um banho despreocupado.
Os idosos recém-operados à anca, aos joelhos, ou que sofram das articulações ou de fraqueza muscular devem privilegiar o banho sentado, prevenindo desequilíbrios e/ou tonturas. A substituição da banheira por um polibã melhora, também, o acesso ao banho.
 Nunca tranque a porta por dentro. Isto porque, se se sentir indisposto, é necessário permitir a entrada de terceiros. Consequentemente, ter um telefone por perto também se torna uma medida eficaz contra acidentes domésticos.
Privilegie sempre uma boa luminosidade para permitir a visualização de potenciais riscos, etc



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como lidar com idoso que não quer se alimentar

Na terceira idade é bem comum sofrer com falta de apetite, sabia. O ...

ALTERAÇÕES COGNITIVAS NA TERCEIRA IDADE

Um dos principais receios associados ao envelhecimento está relacion...

A importância das atividades culturais para os idosos

Ao participar de atividades culturais, os idosos são capazes de mant...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar