Recomendações para a alimentação em dias quentes

Dicas No.445 | postado em Jueves, 20 Abril 2023

Com a chegada do Verão, chegam também os dias quentes com exposição a elevadas temperaturas. Através da alimentação é possível prevenir os efeitos do calor intenso.
Com a chegada do Verão, chegam também os dias quentes com exposição a elevadas temperaturas. Em resposta ao aumento da temperatura ambiente, o nosso organismo aumenta a perda de água pela transpiração, sendo esta a sua principal forma de arrefecimento. Manter uma hidratação adequada é essencial. Sem o consumo  adequado de água, os rins têm mais dificuldade em trabalhar e eliminar metabolitos, torna-se mais difícil regular a temperatura corporal, a pressão arterial tende a elevar-se e o coração a fazer mais esforço, 
as digestões tornam-se mais difíceis e o transito intestinal pode tornar-se mais difícil, entre outros aspetos. A desidratação é ainda um fator muito limitante para o desempenho físico e aspeto corporal. De facto, sem uma hidratação adequada dificilmente a pele se apresenta com bom aspeto, o mesmo acontecendo com o cabelo e unhas que são muito influenciados pela quantidade de água presente no organismo.
De realçar ainda que uma desidratação continuada, ainda que muito ligeira, pode ter efeitos negativos a longo prazo, nomeadamente a nível cardíaco e renal. E mesmo sobre doenças crónicas como a diabetes ou certos tipos de cancro.
Opte por alimentos sólidos que são ricos em água como frutos e hortícolas, cozinhados ou em cru.
Coma sopa para se hidratar. É a forma mais segura de hidratação no verão, podendo sempre optar pelas suas versões frias, gaspacho,
A água é portátil. Lembre-se de ter sempre consigo uma garrafa de água, em particular quando se desloca, praia, exercício, viagem de automóvel.
Mantenha-se bem hidratado mesmo que não sinta sede. Aumente a ingestão de água e infusões sem adição de açúcar ao longo do dia.
Monitorize a sua ingestão de água. A cor da urina pode ser um marcador do nosso estado de hidratação. Esta deve ser abundante, incolor e inodora,
faça refeições leves e mais frequentes e evite refeições pesadas e muito condimentadas. Escolha locais com uma boa oferta de bebidas saudáveis.
Acondicione e transporte os alimentos mais perecíveis queijo, iogurtes, marisco, ovos, geleiras, sacos ou malas térmicas com cuvetes de gelo ou placas frias para manter a temperatura. Uma infeção alimentar aumenta perigosamente o risco de desidratação.
Tenha cuidados redobrados com os recém-nascidos, crianças, idosos ou pessoas doentes, pois mais frequentemente podem não sentir ou manifestar sede, devendo oferecer-lhes água, insistir para que bebam mesmo sem sede.





 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como Tratar De Uma Pessoa Acamada

Os cuidados mais importantes para tratar de uma pessoa acamada estão...

ARRITMIA EM PESSOAS IDOSAS: CAUSAS, TIPOLOGIAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

A arritmia, uma alteração no ritmo cardíaco, é ...

Resoluções de ano novo, especialmente para os idosos

O dia 1 de janeiro está ao virar da esquina. Isto significa que o no...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar