Quais são os sinais de perda de audição nos idosos?

Dicas No.516 | postado em Lunes, 22 Enero 2024

A perda de audição é muito comum nos idosos, mas como é algo que é pouco visível, é normalmente notada como uma mudança de comportamento.
Alguns indícios são pedir frequentemente para as pessoas repetirem o que disseram, manter o volume da televisão muito alto ou queixas de que as outras pessoas falam muito baixo.
É importante consultar o médico para um diagnóstico e tratamento adequados o mais cedo possível, quando isso acontecer. 
Um em cada quatro idosos entre os 65 e os 74 anos, é afetado por perda de audição e muitas vezes as alterações de comportamento que origina são confundidas com desinteresse, confusão ou mudanças de personalidade.
Tratar a perda de audição nas pessoas mais velhas é importante para a saúde do cérebro e quando não é tratada, torna-se num problema grave de saúde aumentando o risco de desenvolvimento de demência. 
O tratamento da perda de audição previne danos cerebrais, dado que se um problema auditivo não for diagnosticado e tratado, pode levar a danos nas partes do cérebro relacionadas com a audição.
Outros sinais de perda de audição em idosos incluem uma mudança de personalidade, como um maior isolamento ou maior propensão para conflitos com os outros.
Existem vários sinais que indicam uma perda de audição significativa.
Aumentar demasiado o volume da televisão
Esforço para compreender a conversa
Ter problemas de audição num fundo ruidoso, como num restaurante
Problemas de vertigens, dor ou zumbido nos ouvidos
Pedir frequentemente às pessoas para se repetirem, entre otros. 
A perda auditiva não tratada está ligada a graves condições de saúde como o declínio cognitivo e a demência. Um aparelho auditivo ou amplificador auditivo podem ter uma enorme influência no funcionamento saudável do cérebro.
As pessoas que têm dificuldade para ouvir evitam frequentemente as atividades sociais por ser tão difícil comunicar com outras pessoas.
Não existe propriamente um tratamento que possa prevenir ou curar a surdez provocada pelo envelhecimento.
Quando a doença não é tratada adequadamente e os seus efeitos minimizados, a situação pode levar ao desenvolvimento de demência e a um isolamento social acentuado e progressivo, etc.
 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Principais sintomas de infarto em idosos

Os sintomas de infarto agudo do miocárdio surgem quando ocorre bloqu...

Os benefícios do ovo na alimentação dos idosos

Vale lembrar que  o ovo além de ser altamente nutritivo e vers&...

Nutrientes essencias na alimentação dos idosos

Consumir potássio suficiente na dieta também pode ajudar a ma...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar