Quais são os problemas de coração que mais afetam os idosos

Dicas No.406 | postado em Jueves, 26 Enero 2023

As pessoas que têm 65 anos ou mais são muito mais suscetíveis de sofrer um ataque cardíaco.
As doenças cardíacas são também uma causa importante de incapacidade, limitando a atividade e diminuindo a qualidade de vida de muitas pessoas idosas.
O envelhecimento pode causar alterações no coração e nos vasos sanguíneos. À medida que envelhece, o coração não pode bater tão depressa durante a atividade física ou em momentos de stress como quando é mais novo.
As mudanças que acontecem com a idade podem aumentar o risco de doença cardíaca e uma das principais causas de doença cardíaca é a acumulação de depósitos de gordura nas paredes das artérias durante muitos anos.
O impacto no coração provocado pelo envelhecimento mais comum é o aumento da rigidez das grandes artérias, designado por arteriosclerose, ou endurecimento das artérias. 
Assim, a tensão arterial elevada e outros fatores de risco, incluindo o avanço da idade, aumentam o risco de desenvolver aterosclerose.
Como existem vários fatores de risco modificáveis para a aterosclerose, esta não é necessariamente uma parte normal do envelhecimento.
Desta forma, a placa acumula-se dentro das paredes das artérias e, com o tempo, endurece e estreita as artérias, o que limita o fluxo de sangue rico em oxigénio para os órgãos e outras partes do corpo.
O oxigénio e os nutrientes do sangue são levados ao músculo cardíaco através das artérias coronárias. As doenças cardíacas desenvolvem-se quando a placa se acumula nas artérias coronárias, reduzindo o fluxo de sangue para o músculo cardíaco.
Com o tempo, o músculo cardíaco pode ficar enfraquecido ou danificado, resultando em insuficiência cardíaca.
A idade é assim responsável por causar outras mudanças no coração. Por exemplo,
determinadas alterações relacionadas com a idade no sistema elétrico podem levar a arritmias, um batimento cardíaco rápido, lento ou irregular ou a necessidade de aplicação de um pacemaker.
As válvulas, partes unidirecionais, semelhantes a portas que se abrem e fecham para controlar o fluxo sanguíneo entre as câmaras do coração, podem tornar-se mais espessas e mais rígidas.
Válvulas mais rígidas podem limitar o fluxo de sangue para fora do coração e perder-se com fugas, o que pode causar a acumulação de líquido nos pulmões ou no corpo, nas pernas, pés e abdómen.
As câmaras do coração podem aumentar de tamanho. A parede do coração engrossa, pelo que a quantidade de sangue que uma câmara pode conter pode diminuir, apesar do aumento do tamanho total do coração.
Com o aumento da idade, as pessoas tornam-se mais sensíveis ao sal, o que pode causar um aumento da pressão sanguínea ou inchaço dos tornozelos ou dos pés.
Outros fatores, tais como doença da tiroide ou quimioterapia, podem também enfraquecer o músculo cardíaco.
As doenças cardíacas precoces muitas vezes não apresentam sintomas ou os sintomas podem ser pouco percetíveis.
Levar um estilo de vida saudável pode ajudar a evitar ou atrasar as doenças mais graves que afetam o coração.
Optar por uma dieta saudável para o coração. Escolher alimentos com baixo teor de gorduras saturadas, adição de açúcares e sal.
À medida que envelhecemos, tornamo-nos mais sensíveis ao sal, o que pode causar inchaço nas pernas e nos pés. Comer muita fruta, vegetais e alimentos ricos em fibras, como os legumes verdes. 
Mais de 80 por cento das pessoas que morrem de doenças cardíacas têm 65 anos ou mais e o envelhecimento é um dos mais fortes preditores do desenvolvimento de doenças cardíacas, etc.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Benefícios das tividades físicas para diminuir a artrose nos idososs

A artrose é um fenômeno natural que pode surgir com o decorrer...

Envelhecer com qualidade de vida

Em termos gerais envelhecer com qualidade de vida,está associada a v...

Quais são as dores mais comum no corpo dos idosos

È muito comum associarmos a idade avançada a diversos tipos d...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar