As pessoas que têm 65 anos ou mais são muito mais suscetíveis de sofrer um ataque cardíaco.
As doenças cardíacas são também uma causa importante de incapacidade, limitando a atividade e diminuindo a qualidade de vida de muitas pessoas idosas.
O envelhecimento pode causar alterações no coração e nos vasos sanguíneos. À medida que envelhece, o coração não pode bater tão depressa durante a atividade física ou em momentos de stress como quando é mais novo.
As mudanças que acontecem com a idade podem aumentar o risco de doença cardíaca e uma das principais causas de doença cardíaca é a acumulação de depósitos de gordura nas paredes das artérias durante muitos anos.
O impacto no coração provocado pelo envelhecimento mais comum é o aumento da rigidez das grandes artérias, designado por arteriosclerose, ou endurecimento das artérias.
Assim, a tensão arterial elevada e outros fatores de risco, incluindo o avanço da idade, aumentam o risco de desenvolver aterosclerose.
Como existem vários fatores de risco modificáveis para a aterosclerose, esta não é necessariamente uma parte normal do envelhecimento.
Desta forma, a placa acumula-se dentro das paredes das artérias e, com o tempo, endurece e estreita as artérias, o que limita o fluxo de sangue rico em oxigénio para os órgãos e outras partes do corpo.
O oxigénio e os nutrientes do sangue são levados ao músculo cardíaco através das artérias coronárias. As doenças cardíacas desenvolvem-se quando a placa se acumula nas artérias coronárias, reduzindo o fluxo de sangue para o músculo cardíaco.
Com o tempo, o músculo cardíaco pode ficar enfraquecido ou danificado, resultando em insuficiência cardíaca.
A idade é assim responsável por causar outras mudanças no coração. Por exemplo,
determinadas alterações relacionadas com a idade no sistema elétrico podem levar a arritmias, um batimento cardíaco rápido, lento ou irregular ou a necessidade de aplicação de um pacemaker.
As válvulas, partes unidirecionais, semelhantes a portas que se abrem e fecham para controlar o fluxo sanguíneo entre as câmaras do coração, podem tornar-se mais espessas e mais rígidas.
Válvulas mais rígidas podem limitar o fluxo de sangue para fora do coração e perder-se com fugas, o que pode causar a acumulação de líquido nos pulmões ou no corpo, nas pernas, pés e abdómen.
As câmaras do coração podem aumentar de tamanho. A parede do coração engrossa, pelo que a quantidade de sangue que uma câmara pode conter pode diminuir, apesar do aumento do tamanho total do coração.
Com o aumento da idade, as pessoas tornam-se mais sensíveis ao sal, o que pode causar um aumento da pressão sanguínea ou inchaço dos tornozelos ou dos pés.
Outros fatores, tais como doença da tiroide ou quimioterapia, podem também enfraquecer o músculo cardíaco.
As doenças cardíacas precoces muitas vezes não apresentam sintomas ou os sintomas podem ser pouco percetíveis.
Levar um estilo de vida saudável pode ajudar a evitar ou atrasar as doenças mais graves que afetam o coração.
Optar por uma dieta saudável para o coração. Escolher alimentos com baixo teor de gorduras saturadas, adição de açúcares e sal.
À medida que envelhecemos, tornamo-nos mais sensíveis ao sal, o que pode causar inchaço nas pernas e nos pés. Comer muita fruta, vegetais e alimentos ricos em fibras, como os legumes verdes.
Mais de 80 por cento das pessoas que morrem de doenças cardíacas têm 65 anos ou mais e o envelhecimento é um dos mais fortes preditores do desenvolvimento de doenças cardíacas, etc.
A artrose é um fenômeno natural que pode surgir com o decorrer...
Em termos gerais envelhecer com qualidade de vida,está associada a v...
È muito comum associarmos a idade avançada a diversos tipos d...