Quais são os primeiros sinais da osteoporose

Dicas No.466 | postado em Miércoles, 14 Junio 2023

A osteoporose é uma doença que faz com que os ossos fiquem mais fracos e mais quebradiços. Segundo a International Osteoporosis Foundation, a doença afeta 21,2% das mulheres com mais de 50 anos e 6,3% dos homens na mesma faixa etária, em todo o mundo.
O estado dos ossos ou a densidade óssea não é algo em que a maioria das pessoas pense até ao momento em que, repentinamente, acontece uma fratura. Cerca de 50% das mulheres e 25% dos homens deverão ter uma fratura relacionada com a osteoporose durante a sua vida.
Mas, mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a reduzir o risco de fratura, bem como a deteção precoce que pode ser uma grande aliada para retardar a doença. Quanto mais cedo puder ser diagnosticada e for iniciado um protocolo de tratamento, melhor será o resultado.
Um dos aspetos mais preocupantes sobre a osteoporose é que é frequentemente considerada uma doença silenciosa nas suas fases iniciais, muitas pessoas não sabem que têm a doença até terem uma fratura ou uma rutura óssea.
A perda óssea pode ocorrer lentamente ao longo do tempo sem qualquer indicação de que esteja a acontecer, o que pode contribuir para um quadro mais grave a longo prazo.
É importante, por isso, perceber quais são os primeiro sinais da osteoporose para que se possa intervir o mais cedo possível e minimizar as suas consequências.
A osteoporose é uma doença que torna os ossos fracos e quebradiços, de tal forma, que uma queda ou mesmo um stress físico ligeiro, como curvar o corpo ou tossir, pode causar uma fratura.
As fraturas relacionadas com a osteoporose ocorrem mais frequentemente na anca, pulso ou coluna vertebral.
O osso é um tecido vivo que está constantemente a ser quebrado e substituído. A osteoporose ocorre quando a criação de novo osso não acompanha a perda de osso velho.
Homens e mulheres com mais de 50 anos devem prestar particular atenção aos seus ossos e falar com o médico, caso seja necessário fazer um rastreio ósseo.
Em geral, as pessoas que devem ser rastreados para a osteoporose incluem:
Mulheres com mais de 65 anos
Homens com mais de 70 anos.
Como a perda óssea começa sem sintomas percetíveis, o ideal é que o rastreio e as medidas preventivas ocorram antes de doença começar a desenvolver-se.
Os sinais precoces e detetáveis de perda óssea são raros e não muito óbvios. Muitas vezes as pessoas não sabem que têm os ossos fracos até terem partido a anca, o pulso ou algum outro osso.
É o sintoma precoce mais comum. Pode ocorrer uma fratura relacionada com fragilidade dos ossos antes de ser diagnosticada a perda óssea ou osteoporose.
Uma forma de verificar estas alterações é medir regularmente a altura das pessoas, sobretudo as que têm mais de 65 anos, para monitorizar as alterações que ocorrem com a idade.
O ideal é fazer check-up regulares de saúde para puder detetar qualquer alteração o mais cedo possível.





 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Benefícios da massagem relaxante para os idosos

A massagem relaxa, alivia dores nas costas e na cabeça e traz bem-es...

Benefícios das Atividades ao Ar Livre para Idosos no Verão

O verão é uma estação propícia para desf...

Riscos do Calor Intenso para a Saúde dos Idosos e Como Evitá-los

O calor intenso é um fenómeno que afeta cada vez mais a população, espe...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar