Quais são as dores mais comum no corpo dos idosos

Dicas No.497 | postado em Lunes, 02 Octubre 2023

È muito comum associarmos a idade avançada a diversos tipos de incômodos e doenças. Porém, é preciso ter em mente que a dor no corpo em idosos, apesar de bastante comum, não é algo natural.
Precisamos considerar também que, muitas vezes, essas reclamações não estão diretamente ligadas a problemas físicos. Questões emocionais, às vezes, fazem parte da composição desse quadro.
O primeiro ponto em relação aos cuidados com idosos é conhecer e saber identificar quais são as fontes reais de suas dores e reclamações.
Já a artrose ocorre quando há um desgaste da cartilagem nas articulações, e é chamada também de doença articular degenerativa. Ou seja, a cartilagem que tem como uma das funções evitar o atrito entre os ossos começa a se desfazer. No momento em que isso acontece, os impactos deixam de ser amortecidos e o desconforto causado é intenso.
Devido ao fato de o mal-estar surgir em função do atrito gerado entre os ossos desprotegidos, quando a pessoa estiver em repouso, o mais provável é que não sinta o incômodo. É normal também sentir a rigidez matinal, como no caso da artrite reumatoide, porém, com menor duração. Assim, diz-se que seu processo inflamatório é esporádico e não contínuo.
Sendo normal se apresentar nas mãos, joelhos, quadril e na região lombar, essa doença também proporciona um fator limitante além da dor  que diz respeito aos movimentos e à força.
A fibromialgia é uma doença que se sente em toda a musculatura do corpo, além disso, há situações em que causa alterações no sono e no intestino.
A depressão e o cansaço extremo também se fazem presentes em muitas ocorrências da doença. Uma dica importante é que ela costuma ser mais intensa logo pela manhã.
Uma síndrome crônica, ou seja, é persistente e proporciona uma extrema sensibilidade ao sistema nervoso. É daí que, muitas vezes, os pacientes com fibromialgia são bem sensíveis ao toque. Apesar da possibilidade de ocorrer em qualquer parte do corpo, ela atinge pontos peculiares e que trazem a sensação de que a dor é generalizada.
Os pontos mais comuns em que ela se manifesta são:
Na frente e atrás do pescoço nuca.
Atrás dos ombros e também em direção à coluna, acima do peito, na altura dos ombros, cotovelos,acima das nádegas, na região lombar, quadris, joelhos.
Os colchôes de molas, apesar de mais caro, tem maior durabilidade. Além disso, a tecnologia das molas oferece mais conforto, pois garante firmeza à coluna. Com essa garantia, os contornos do corpo são respeitados, o que é altamente benéfico para quem sente incômodos na lombar ou em qualquer outra parte da coluna.
Os desgastes decorrentes da vida se tornam evidentes quando chega a velhice, isso é fato. Agora, dá para imaginar as consequências de uma vida não muito saudável? Certamente, há uma probabilidade maior de que as degenerações sejam mais profundas e dolorosas. Daí a importância de estarmos atentos e conscientes, desde cedo, a respeito do funcionamento e dos limites do próprio corpo.
O importante é trabalhar a resistência, o fortalecimento muscular, o equilíbrio e a flexibilidade. Também é fundamental lembrar que a prática regular de exercícios físicos ajuda a prevenir doenças do coração e arteriais, além de diabetes e alguns tipos de câncer, etc.








 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

EXAMES DE ROTINA PARA IDOSOS

Com a chegada da terceira idade é preciso, mais que antes, ter ...

ALTERAÇÕES COGNITIVAS NA TERCEIRA IDADE

Um dos principais receios associados ao envelhecimento está relacion...

Quais são os sinais de perda de audição nos idosos?

A perda de audição é muito comum nos idosos, mas como ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar