Quais os melhores andarilhos para idosos

Dicas No.72 | postado em Miércoles, 18 Noviembre 2020

Os andarilhos, comparativamente com outros dispositivos de marcha, são os mais utilizados em idosos com alterações no equilíbrio da marcha, promovem maior mobilidade e autonomia no desempenho na realização de atividades de vida diária.
Ajudam, também, no alívio de dores em patologias osteoarticulares, como a artrite, e no controlo dos membros inferiores em utentes com sequelas de derrame cerebral.
O seu papel é importante pela sua grande capacidade suporte aos membros superiores, com a possibilidade de manter uma postura estável e com redução da pressão exercida nos membros inferiores.
Deve contar com a ajuda de um profissional de saúde, médico fisiatra, enfermeiro de reabilitação, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, ortoprotésico para o auxiliar na escolha do melhor andarilho tendo em conta as características do utilizador.  
Apresentamos alguns dos critérios a ter em conta na escolha de um andarilho
As dimensões tamanho, altura, comprimento, largura do andarilho.
O peso do andarilho
A estabilidade e a segurança do andarilho
A facilidade de uso do andarilho
A eficácia o quanto o andarilho atende às necessidades do utilizador.
Habitualmente os andarilhos que existem no mercado em Portugal são feitos em aço ou alumínio. A vantagem dos andarilhos em aluminío é que são mais leves e os utilizadores terão mais facilidade em manobrá-los e transportá-los. Além disso, não oxidam não ganham ferrugem.
Habitualmente o utilizador pode colocar todo o peso do corpo sobre a perna afetada sentindo muito pouco ou quase nenhuma dor. Deve colocar o tronco direito, endireitar a cabeça e olhar em frente.
Levantar o andarilho e movê-lo para a frente a um braço de distância. As 4 pernas do andarilho devem estar sobre o chão.
Entrar no andarilho com a perna afetada. Não deve aproximar-se demasiado à frente do andarilho pelo risco de perder o equilíbrio.
Dê um passo com a sua perna boa de forma a ficar um pouco mais à frente da perna afetada.
Os andarilhos são considerados produtos de apoio ou ajudas técnicas que ajudam os idosos e as pessoas com mobilidade reduzida a deslocarem-se com mais segurança e conforto oferecendo maior estabilidade no andar, etc.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Gestão financeira na terceira idade

O tempo passa num piscar de olhos e, mais cedo do que desejaria, dá ...

Segurança no banho: dicas para os nossos idosos

Para pessoas com mobilidade reduzida, fazer uso do quarto de banho pode tor...

Os benefícios do ovo na alimentação dos idosos

Vale lembrar que  o ovo além de ser altamente nutritivo e vers&...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar