Principais sintomas de infarto em idosos

Dicas No.253 | postado em Jueves, 20 Enero 2022

Os sintomas de infarto agudo do miocárdio surgem quando ocorre bloqueio ou entupimento de um vaso sanguíneo do coração devido ao aparecimento de placas de gordura ou coágulo, havendo impedimento da passagem e provocando a morte das células do coração.
O infarto pode acontecer em qualquer pessoa, independendo da idade e gênero, no entanto acontece com mais frequência em pessoas com mais de 45 anos, que fumam, estão acima do peso, tensão alta, diabetes ou colesterol alto, por exemplo.
Os idosos podem ter mais chance de apresentar um infarto silencioso, pois ao longo dos anos a circulação pode desenvolver vasos sanguíneos que fazem a circulação colateral, ajudando as coronárias a levarem sangue ao coração. Desta forma, os sintomas podem ser mais brandos e persistirem por muitos dias, como suor em excesso, falta de ar, palidez, alteração nos batimentos cardíacos ou desconforto no peito.
Entretanto, isto não é uma regra, podendo haver dor leve a intensa, acompanhada de sensação de peso ou aperto sobre o tórax. A dor também pode surgir na parte superior do abdômen, podendo ser confundida com gastrite ou refluxo.
O idoso apresenta maiores riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, pois o organismo apresenta modificações na circulação sanguínea, na condução dos batimentos e na capacidade do coração, tornando-se mais propício a desenvolver estas complicações. Entretanto, o risco é diminuído caso o idoso tenha hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação rica em vegetais e pobre em carboidratos e gordura, mantendo-se no peso correto, e com a realização de atividades físicas.
Quando a pessoa apresenta uma dor intensa entre a boca e o umbigo que dura mais de 20 minutos e apresenta outros sintomas que estão ligados ao infarto, deve procurar o hospital ou ligar para chamar o 112, em casos de histórico de diabetes, tensão alta, obesidade e colesterol elevado.
Além disso, para ajudar a aliviar a dor e melhorar a circulação, pessoas que nunca tiveram um infarto podem tomar 2 comprimidos de aspirina enquanto espera pela ambulância.
Caso esteja presente em um caso de infarto com perda de consciência, o ideal é que seja feita uma massagem cardíaca enquanto espera a chegada da ambulância, pois aumenta as chances de sobrevivência da pessoa...



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

EXAMES DE ROTINA PARA IDOSOS

Com a chegada da terceira idade é preciso, mais que antes, ter ...

Vale muito pena preservar a memória do idoso para as próximas gerações

A memória do idoso é a história viva da sociedade, e q...

Idosos que praticam exercícios físicos diários podem viver por mais tempo

Várias pesquisas apresentadas em Congressos de Cardiologia e de Geri...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar