A pneumonia é uma doença que consiste numa inflamação aguda do tecido pulmonar, caracterizada pela proliferação de microrganismos ao nível alveolar. A doença pode ser contraída no dia a dia, mas está, também, associada a ambientes de cuidados de saúde, ocorrendo, por vezes, em hospitais.
A pneumonia pode ser causada por vários microrganismos diferentes, podendo estes ser bactérias, vírus, fungos ou parasitas.
A doença desenvolve-se quando o sistema imunitário da pessoa está enfraquecido, quando uma grande quantidade de bactérias é inalada sobrecarregando as defesas normais ou quando ocorre a entrada para as vias respiratórias de um organismo particularmente infecioso.
O sintoma mais comum de pneumonia é a tosse com expetoração, muco espesso ou com coloração alterada. Outros sintomas comuns de pneumonia incluem dor no peito, calafrios, febre, falta de ar, dor de cabeça, vômitos, diarreia, dores nos músculos e articulações.
As principais complicações da pneumonia são, baixos níveis de oxigénio na corrente sanguínea, pressão arterial baixa com risco à vida e abscesso pulmonar, que se forma quando uma pequena área do pulmão morre e se dá uma acumulação de pus no local, empiema, uma acumulação de pus entre o pulmão e a parede torácica, etc..
Na jornada da vida, a solidão muitas vezes se apresenta como uma com...
Repleta de histórias, conquistas e trajetórias, a chegada da ...
Todos nos devemos ter atenção à tuberculose, e as pess...