Principais requisitos para se tornar cuidador de idosos

Dicas No.239 | postado em Martes, 28 Diciembre 2021

O cuidador de idosos é o profissional que dá suporte às pessoas idosas quando essas pessoas estão impossibilitadas de fazer as tarefas do dia a dia  sozinhas. 
 Precisa entender como funcionam os mecanismos de alterações fisiológicas recorrentes nessa faixa etária  causas, sintomas, tratamentos. Assim, ele pode alertar a família ou recorrer ao profissional de saúde adequado, e ainda garantir que as recomendações médicas sejam seguidas no dia a dia.
Também pode-se incluir cuidados na alimentação e higienização dos idosos, gestão de medicamentos, administração de questões burocráticas, transporte, entre outras. 
Os cuidadores de idosos geralmente se formam em cursos técnicos. Ainda que a formação superior não seja uma exigência no mercado, os profissionais formados em Enfermagem ou Gerontologia têm mais chances de se destacar.
O cuidador pode, por exemplo, fazer a ponte com grupos de idosos, cinemas, teatros, museus e outros espaços e atividades benéficos para o desenvolvimento social do idoso.
Existem conhecimentos específicos sobre o cuidar que geralmente são adquiridos nos cursos técnicos, alguns exemplos, primeiros socorros,  saber a maneira correta de dar banho no idoso, lidar com as diversas dificuldades de mobilidade existentes, identificar sintomas de possíveis doenças, entre outras habilidades. 
Quanto melhor for a formação de um cuidador de idosos, mais será mais valorizado pelo mercado.
Ter empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Um bom cuidador deve entender que o idoso é um ser humano complexo com vontades, desejos, aspirações e opiniões próprias, ainda que tenha limites.
Fora isso, a função de cuidador também exige lidar com questões extremamente íntimas como a higiene pessoal, por isso, um cuidador empático será o mais indicado para o bem-estar de todos.
Os pacientes idosos, frequentemente têm sua autossuficiência reduzida, passam por mudanças de humor e podem ter grandes limitações, em alguns casos até irreversíveis. 
Um cuidador com bom condicionamento físico é essencial, porque alguns idosos, são mais pesados que outros, e nesse caso é  necessário um pouco de força para se deslocar de um sitio para o outro.
Caberá ao cuidador auxiliar o paciente em suas limitações transmitindo calma e confiança para que o idoso possa lidar melhor com possíveis frustrações. Quanto mais paciente o cuidador, melhor ele realizará suas tarefas.
O cuidador de idoso é responsável por uma outra vida humana, sendo uma função de extrema responsabilidade. 
A atenção aos detalhes é primordial visto que lida com horários dos medicamentos  temperatura da água para o banho dos idosos, representação do paciente junto aos médicos e outras delicadas questões. Um erro pode ser um desastre ou até mesmo fatal, por isso todo cuidado e atenção para com os idosos é muito importante,  etc.






 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Desafios do Envelhecimento: Como Lidar com Mudanças e Adaptações na Terceira Idade

O processo de envelhecimento traz consigo uma série de desafios f&ia...

Como deve ser a alimentação dos idosos

Uma alimentação saudável e equilibrada é uma ma...

ALZHEIMER E PARKINSON: COMO PREVENIR E COMBATER AS DOENÇAS MENTAIS

Atualmente, mais de 20% dos adultos com mais de 55 anos têm ou tivera...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar