Principais causas das pernas inchadas e o que fazer

Dicas No.292 | postado em Jueves, 17 Marzo 2022

O inchaço na perna na maioria dos casos acontece devido ao acúmulo de líquidos como consequência da má circulação, o que pode ser resultado do fato de ficar muito tempo sentado, uso de medicamentos  ou doenças crônicas, por exemplo.
Além disso, o inchaço na perna pode também está associado com inflamações devido a infeções ou pancadas na perna, por exemplo, sendo o inchaço normalmente acompanhado por outros sintomas como dor intensa e dificuldade para movimentar a perna.
É importante consultar um médico  sempre que o inchaço nas pernas não melhorar de um dia para o outro ou provoca dores muito forte, uma vez que pode ser sinal de algum problema de saúde que deve ser tratado adequadamente.
Estar muito tempo de pé durante o dia ou passar várias horas sentado, especialmente com as pernas cruzadas, dificulta o trabalho das veias das pernas para transportar o sangue de volta para o coração e, por isso, o sangue acumula-se nas pernas, aumentando o inchaço ao longo do dia.
O inchaço nas pernas é mais frequente em pessoas idosas, porque com o avanço da idade, as válvulas presentes nas veias das pernas, que ajudam o sangue a circular, vão se tornando mais fracas, dificultando o retorno do sangue para o coração e provocando o seu acúmulo nas pernas.
Eevitar estar muito tempo sentado ou de pé, a fazer  pequenos intervalos durante o dia para elevar as pernas. Além disso, quando o inchaço é muito grande, pode ser necessário consultar um médico, e investigar outras causas de inchaço nas pernas, como pressão alta, e assim tomar medicamentos ajuda a eliminar o excesso de líquidos, como é o caso da furosemida, por exemplo.
Também algumas doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, problemas renais e doenças no fígado, podem ter como consequência alteração na circulação sanguínea, favorecendo o inchaço das pernas.
Deve-se consultar imediatamente  um clínico geral caso surjam outros sintomas, como cansaço excessivo, alterações da tensão arterial,   na urina ou dor abdominal, por exemplo, para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que pode variar de acordo com a doença relacionada com o inchaço.
A artrite é uma inflamação das articulações mais comuns em idosos, que pode provocar inchaço da pernas, principalmente em locais com articulação, como joelho, tornozelo ou quadril, sendo geralmente acompanhado por sintomas como dor, deformidade e dificuldade em executar movimentos.
Pode-se aplicar uma pomada anti-inflamatória para aliviar o inchaço e a dor, mas o ideal é consultar um reumatologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado, que pode ser feito com medicamentos ou fisioterapia e, em casos mais complicado, pode ser necessário recorrer a operação...







 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Estas são as chaves para ser mais positivo na velhice

Para estarmos em boa saúde mental e física à medida qu...

Os benefícios da boa relação entre avós e netos

Crescer em contacto com os avós é a melhor forma de as crian&...

Dicas de laxantes naturais para prisão de ventre dos idosos

Os laxantes naturais são alimentos que melhoram o trânsito int...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar