Primeiros socorros para as pessoas com diabetes

Dicas No.260 | postado em Lunes, 31 Enero 2022

Para se poder socorrer um diabético, é importante saber se se trata de um episódio de excesso de açúcar no sangue hiperglicemia, ou de falta de açúcar no sangue hipoglicemia, já que ambas situações podem acontecer.
A hiperglicemia é mais comum em diabéticos que não fazem o tratamento adequado ou não seguem uma dieta equilibrada, já a hipoglicemia é mais comum em pessoas que estão a fazer o tratamento com insulina ou que ficaram muito tempo sem comer, por exemplo.
A primeira coisa que se deve fazer é verificar a glicemia da pessoa, com um aparelho adequado para medir a quantidade de açúcar no sangue. Geralmente, valores abaixo de 70 mg/dL indicam uma hipoglicemia e valores muito acima de 180 mg/dL podem indicar hiperglicemia, especialmente se a pessoa não tiver acabado de comer.
Quando o açúcar está alto no sangue, também chamado de hiperglicemia, o valor do aparelho vai apresentar valores acima de 180 mg/dL, em jejum, ou acima de 250 mg/dL, a qualquer hora do dia.
Além disso, a pessoa pode apresentar confusão,  muita sede, a boca seca, cansaço, dor de cabeça e hálito alterado. Nestes casos, deve-se.
Procurar uma seringa de insulina SOS, que podemos  passar a ter em casa, para situações de emergência, injetar a seringa na região ao lado do umbigo ou na parte superior do braço, fazendo uma prega com os dedos, mantendo-a até ao final da injeção, se, passado 15 minutos, o valor do açúcar continuar igual, deve-se chamar ajuda médica, ligando imediatamente para o número 112 ou levar a pessoa para o hospital.
Caso a pessoa  esteja inconsciente, mas a respirar  deve-se colocar na posição lateral de segurança, enquanto aguarda a chegada de ajuda médica.
E quando os níveis de açúcar estão baixos no sangue, chamado de hipoglicemia, o aparelho mostra glicemia inferior a 70 mg/dL e é comum que a pessoa apresente sinais como tremores, pele fria, suores, palidez ou desmaio. Nestes casos, é importante, colocar 1 colher de sopa de açúcar ou 2 pacotes de açúcar no interior das bochecas e por baixo da língua.
Caso o valor de açúcar no sangue não aumente ou os sintomas não melhorem em 10 minutos, deve-se voltar a dar açúcar o açúcar novamente. 
E se passado mais 10 minutos o nível de açúcar ou os sintomas continuarem iguais, deve-se chamar a ajuda médica, ligando imediatamente para o 112 ou levar a pessoa para o hospital.
Se a pessoa ficar inconsciente, mas respirando, deve-se colocar na posição lateral de segurança enquanto espera pela ajuda médica.
Quando o valor de açúcar no sangue fica baixo por muito tempo, é possível que a pessoa entre em parada cardíaca. Por isso, observe se a pessoa não está respirar  deve-se chamar a ajuda médica e iniciar rapidamente a massagem cardíaca.
Outra coisa importante quando o diabético se machuca, temos que cuidar muito bem da ferida, pois mesmo que seja pequena e superficial, a ferida do diabético tem maiores chances de apresentar complicações como úlceras ou infeções, especialmente quando acontece em locais mais úmidos ou abafados como os pés, as dobras da pele ou a virilha, por exemplo, etc ..











 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Principais sintomas de infarto em idosos

Os sintomas de infarto agudo do miocárdio surgem quando ocorre bloqu...

Sono nos idosos: problemas e tratamentos

As perturbações do sono são comuns entre os adultos. O...

Cuidados necessários com a sonda nasogástrica

A sonda nasogástrica é de grande utilidade no cuidado de paci...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar