Perda de audição saiba mais sobre os implantes osteointegrados

Dicas No.289 | postado em Viernes, 11 Marzo 2022

Há certas patologias da audição que não permitem a chegada dos sons ao ouvido interno, impedindo os aparelhos auditivos tradicionais de configurar uma solução para este problema. Foi precisamente para colmatar esta falha, que, na década de 1970, nasceu o aparelho auditivo osteointegrado.
Mas, antes de avançarmos, é importante compreender que o ouvido é formado por três partes, o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno, representando cada um destes componentes uma etapa que as ondas sonoras atravessam até atingirem o cérebro e resultarem em som e audição. 
O aparelho auditivo osteointegrado é capaz de dar resposta a problemas no ouvido interno e no ouvido médio, servindo-se do osso para enviar os sinais auditivos diretamente até ao ouvido interno, devolvendo, assim, a audição as pessoas. 
Os implantes osteointegrados são compostos por dois componentes.
Uma prótese de titânio que é inserida no osso temporal do crânio, perto da orelha, um aparelho de processamento sonoro. 
A prótese de titânio tem uma estrutura externa que permite ligar o aparelho auditivo à prótese. 
O papel do aparelho é a captação de sinais sonoros e o seu envio para o implante de titânio colocado no osso temporal, depois, esses sinais sonoros atravessam os ossos do crânio e atingem o ouvido interno, estimulando o nervo auditivo, que por sua vez comunica com o cérebro que interpreta esses sinais como sons, dizem os médicos.
Assim, apesar de o paciente não ouvir as ondas sonoras que chegam pelo ar ao ouvido, consegue através do aparelho auditivo osteointegrado captar sons que chegam pelo implante de titânio e pelo osso. 
A possibilidade do uso de um implante auditivo osteointegrado é discutida numa avaliação de Otorrinolaringologia. Em consulta, o médico faz uma avaliação auditiva por audiograma tonal simples, audiograma vocal e impedanciometria, que vai avaliar o estado do ouvido, explica os médicos!








 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Os benefícios do ovo na alimentação dos idosos

Vale lembrar que  o ovo além de ser altamente nutritivo e vers&...

Cuidar da Higiene dos Idosos: Dicas e Recomendações

À medida que envelhecemos, manter uma boa higiene pessoal pode torna...

Dicas de necessidades nutricionais dos idosos

As necessidades nutricionais do idoso são específicas e muita...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar