A ingestão de água pode não aliviar os sintomas imediatamente, mas é meio caminho andado para prevenir a prisão de ventre, pois amolece as fezes e facilita a evacuação. Beba todos os dias 6-8 copos ou 1,5-2L por dia. Não se esqueça que os refrigerantes e as bebidas com álcool e cafeína podem contribuir para a desidratação e agravar o problema.
Mexa-se mais ao fazer exercício físico, mesmo que seja só caminhar 45 a 60 minutos por dia, estará a obrigar os músculos dos intestinos a trabalhar. Quando se diz que os intestinos estão preguiçosos, é bem verdade. Não é por acaso que as pessoas sedentárias e os idosos sofrem mais de obstipação.
Coma fibras, especialmente as provenientes de fruta fresca não só ameixas e vegetais. Substitua ainda o pão branco por pão ou cereais integrais. As fibras têm a capacidade de amolecer as fezes, retendo a água, e de acelerar a sua viagem pelo intestino. Aponte para um consumo de cerca de 30 gramas diariamente. Vá aumentando a dose aos poucos para não se ver a braços com outro problema, a flatulência os famigerados gases.
Procure estabelecer um período de dez minutos, de preferência sempre à mesma hora, para evacuar. Treinar o intestino pode ser a chave para que ele funcione como um relógio suíço.
Se a prisão de ventre é recente e contraria os seus hábitos intestinais, consulte um médico. Este pode ser um sintoma de uma série de doenças designadamente neurológicas, metabólicas e digestivas que podem e devem ser tratadas, etc..
Cuidar de um idoso não é uma tarefa fácil....
A perda de audição é muito comum nos idosos, mas como ...
O cancro é conhecido por não escolher idades ou sexos. No e...