OS PERIGOS DO SAL E DO AÇÚCAR

Dicas No.358 | postado em Viernes, 21 Octubre 2022

Exageramos na gordura, no açúcar e no sal. Todos ingredientes abundantes em muitos dos alimentos embalados que compramos, dos salgados às bolachas. E os problemas começam quando nos esquecemos daqueles que deviam ser a principal opção, cereais integrais, fruta e vegetais.
Acrescentamos constantemente sal à comida na água que ferve a sopa, no prato que chega à mesa, no fabrico do pão, nos molhos e nos enlatados.
Acostumámo-nos há muito ao sabor do sal e viciámos o paladar com o bacalhau, enchidos, presunto, queijos, salgadinhos, aperitivos, manteiga com sal, pão com sal, salada com sal.
O atual consumo de sal é um fator importante de hipertensão e de doenças cardiovasculares, do aumento do risco do aparecimento de determinados tipos de cancros, de sobrecarga do funcionamento renal e de uma maior retenção de líquidos pelo organismo.
Portugal é um dos países da Europa que apresenta uma maior taxa de mortalidade provocada por acidente vascular cerebral, sendo a hipertensão arterial um dos fatores de risco mais relevantes.
Diminua gradualmente a quantidade de sal na confeção das refeições e elimine o saleiro à mesa.
Tenha atenção aos produtos industriais: pré-congelados, enlatados, produtos de salsicharia, charcutaria e fumados, queijos, refeições embaladas, molhos, batatas fritas de pacote, aperitivos, sempre muito ricos em sódio.
Leia cuidadosamente os rótulos dos alimentos, compare e opte por aqueles que contêm menor quantidade de sódio.
Substitua o sal por ervas aromáticas salsa, hortelã, coentros, orégãos, tomilho, alecrim, especiarias pimenta, colorau/pimentão, açafrão, noz-moscada, caril, e sumo de limão.
O açúcar natural é encontrado, por exemplo, no leite e na fruta, frutose. Mas o problema não está no consumo de leite ou em comer uma maçã. A questão está na adição de açúcares refinados e de outros adoçantes aos alimentos processados.
A informação atual estabelece uma relação entre o consumo excessivo de açúcar e o aparecimento e desenvolvimento de doenças, cárie dentária, excesso de peso e doenças crónicas associadas, e alguns tipos de cancro.
Evite o consumo de açúcar, nomeadamente no leite, chá ou café. Modere os refrigerantes, doces, bolos, chocolate e rebuçados. E se abusar porque é festa, faça uma caminhada com o dobro do tempo.
Habitue-se ao sabor natural dos alimentos e das bebidas, e se usar substitutos do açúcar adoçantes, varie a marca para evitar o excesso de qualquer um deles - sacarina, aspartame, ciclamato e outros.
A sobremesa opte por uma peça de fruta.
Consuma lanches saudáveis, etc.
 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Coisas divertidas para os idosos fazer depois da reforma

Aceitar a reforma é despedir-se do mundo de trabalho e usufruir dos ...

Vivendo a Solidão: Experiências e Perspectivas dos Idosos

Na jornada da vida, a solidão muitas vezes se apresenta como uma com...

Dicas de atividades mais estimulante para os idosos

É muito comum para alguns idosos desenvolver rotinas na idade avan&c...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar