Os idosos têm mesmo mais frio que os jovens

Dicas No.99 | postado em Miércoles, 13 Enero 2021

O envelhecimento leva a que o corpo reaja de diferentes formas quando sujeito a situações de variação extrema da temperatura ambiente. É inevitável que o metabolismo desacelere com a idade, o que leva a que seja mais difícil manter a temperatura do corpo. A ideia de que os mais velhos são friorentos tem razões biológicas que a justificam, já que, ao haver uma menor capacidade para reter calor, os idosos mais facilmente ficam expostos a situações de hipotermia e tremores.
Além disso, a sensibilidade térmica da sua pele é mais reduzida, o que implica uma resposta mais tardia ao frio. Prevenir e proteger contra o frio é mesmo o melhor remédio.
Num ambiente tão adverso, familiares e cuidadores devem implementar várias estratégias para manter os idosos seguros e confortáveis.
Uma das principais recomendações, seja em casas particulares ou lares da terceira idade, é que a temperatura ambiente se mantenha amena.
Os grandes aliados contra o frio dentro de casa são os aquecedores centrais, as lareiras ou os termoventiladores. No entanto, é importante não esquecer que estas formas de reter o calor entre quatro paredes podem também colocar em risco a segurança e saúde do idoso.
Nos dias mais agrestes, com muita chuva e vento, o melhor é que o idoso nem saia de casa. Caso tenha mesmo que ir à rua, deve vestir várias camadas de roupa e evitar andar muito a pé.
Mantinhas, roupa térmica e confortável e chás quentes são companheiros inseparáveis, seja em casa própria ou numa residência para idosos. As mantas, cachecóis e xales devem estar sempre à mão. A roupa deve ser confortável para não prejudicar a circulação e devem ser servidas bebidas quentes, que previnem a desidratação ao mesmo tempo que mantém o temperatura do corpo, etc.

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Direitos do idoso

Os filhos maiores teem o dever de ajudar a proteger os pais na velhice, car...

Desafios do Envelhecimento: Como Lidar com Mudanças e Adaptações na Terceira Idade

O processo de envelhecimento traz consigo uma série de desafios f&ia...

Reumatismo: o que é e como tratar

Dentro desta definição, enquadram-se inúmeras enfermid...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar