O lazer na terceira idade auxilia os idosos a envelhecerem com mais saúde e, consequentemente, a viverem mais e com uma boa qualidade de vida.
Tempo livre não preenchido pode ocasionar problemas
Conforme envelhecemos, nossa vida social antes agitada e cheia de afazeres vai se tornando cada vez mais pacata e o tempo livre se torna realidade.
Um dos principais benefícios de introduzir uma atividade de lazer na vida do idoso é a inclusão social.
O lazer contribui para que o idoso seja incluído em novos contextos sociais, promovendo a aproximação com a comunidade e sociedade, evitando, assim, problemas relacionados à solidão.
Além disso, atividades de lazer contribuem para o desenvolvimento de novas habilidades, o compartilhamento de experiências e culturas.
Ao participarem mais efetivamente de atividades que gostam e sentem prazer em fazer parte, os idosos se sentem mais valorizados, queridos e requisitados pelo meio que fazem parte, contribuindo com a melhora da autoestima.
O contato com outras pessoas e as atividades de lazer ajudam a melhorar e a fazer uma manutenção da saúde física e psicológica dos idosos.
Com o passar do tempo, pode ser observada uma melhora na imunidade, o corpo se torna mais equilibrado, o metabolismo se torna mais rápido e o cérebro fica mais saudável, evitando doenças psicológicas, como depressão e ansiedade.
Por exemplo, ler é uma atividade especialmente benéfica para os idosos, pois a leitura estimula o cérebro, o raciocínio e a memória.
Para deixar essa atividade ainda mais completa, uma boa ideia é formar grupos de leitura com idosos. Dessa forma, além dos benefícios já citados, os participantes ainda terão a oportunidade de conhecer novas pessoas, interagir, debater as histórias e fazer amigos.
Os jogos podem ser ótimos aliados para divertir, estimular a mente, integrar socialmente e diagnosticar problemas de saúde.
Cinema e programas culturais
Quando falamos sobre cinema e artes, não falamos apenas sobre ir a ver filmes em cinemas ou passear por museus e exposições.
Fazer um cinema em casa e convidar a família ou mesmo amigos é uma ideia criativa para entreter e divertir os idosos.
Atividades físicas também faz bem a saúde, Quando se trata de idosos, não é diferente.
Practicar algum deporte ginástica, pilates ou alguma outra atividade que seja do gosto do idoso é uma ótima opção de lazer. Além de auxiliar no convívio social e interação, a atividade física também ajuda na saúde, refletindo na melhora do condicionamento físico, aumento da disposição e diminuição do estresse, etc...
A maioria dos tumores na próstata surge por volta dos 66 anos em hom...
A quimioterapia em idosos é fase bastante complexa e é comum ...
Por contribuir para um maior sentimento de pertença, praticar a soli...