Os benefícios da boa relação entre avós e netos

Dicas No.323 | postado em Viernes, 29 Julio 2022

Crescer em contacto com os avós é a melhor forma de as crianças estabelecerem laços com as gerações mais velhas. As crianças vão crescer a compreenderem e a sentirem empatia pelos mais velhos.
O facto de avós e netos viverem juntos favorece o apoio dado pelos avós, mas Portugal é um país de exceção, já que o apoio dos avós que vivem separados dos netos está ao mesmo nível dos que vivem juntos.
Os avós que não cuidam dos netos têm maior probabilidade de dizer que têm pouca saúde do que aqueles que costumam cuidar dos netos, seja de forma intensiva ou não. E o contrário também é verdade, os avós que cuidam dos netos têm maior probabilidade de reportar boa saúde. Tomar conta dos netos pode ser exigente do ponto de vista físico e emocional, refere o estudo, mas também pode ser recompensador porque permite que avós e netos criem uma relação mais próxima.
A perceção da história familiar da criança proporciona-lhe a construção de uma identidade intergeracional. A criança fica a saber qual é o seu lugar na família, e mais importante, que tem um lugar, o que a torna mais resiliente. Isto ajuda-a a sentir-se em controlo da sua vida, mesmo se o mundo à sua volta parecer fora de controlo.
Os avós são um recurso multidimensional para a aprendizagem das crianças.
Devido às suas características diferenciadoras, a relação que as crianças estabelecem com os avós favorece a aprendizagem, já que cria um contexto que as incentiva a explorar e a correr riscos. Essas características incluem a vulnerabilidade mútua, que cria um maior sentido de igualdade entre adulto e criança, a disponibilidade temporal e a flexibilidade face aos resultados das crianças. Este apoio contínuo e individualizado tenderá a tornar-se mais valioso, numa era em que os pais estão cada vez menos disponíveis e em que o ensino escolar é muito focado em abordagens colectivas.
Um bom relacionamento emocional entre avós e netos com menos índices de depressão. Isto aplica-se tanto para os avós como para os netos na idade adulta.







Se, por um lado, os netos adultos beneficiam com a experiência de vida e conselhos proporcionados pelos avós, estes são expostos às novas ideias transmitidas pelos netos.  Isto só pode beneficiar a saúde mental em novos e mais velhos.
Quem não se lembra das batatas fritas estaladiças que a avó fazia como ninguém. E do sorriso do avô quando nos ia buscar à escola.


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como preparar a chegada do inverno

Anualmente, a Direção-Geral da Saúde elabora o Plano d...

Como aplicar insulina corretamente

Quando o médico julga necessário a insulinoterapia, é ...

A importância da fonoaudiologia na terceira idade

Antes de falar  sobre a importância da fonoaudiologia para idoso...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar