As próteses dentárias na terceira idade são utilizadas, em sua maioria, para idosos que estão com alguns dentes faltando, ou então todos. É um tratamento mais simples do que o implante cirúrgico.
O dentista irá indicar qual tipo de prótese melhor se encaixa na necessidade do paciente. Depois da prótese, o idoso deve continuar com uma higienização bucal impecável para que não desenvolva outras doenças. Nos idosos incapacitados para realizar suas atividades de vida diária, a higiene bucal é responsabilidade do cuidador do idoso, seja um familiar, seja um profissional remunerado.
As próteses dentárias na terceira idade podem ser do tipo prótese convencional total, que é popularmente conhecida como dentadura, e é colocado na boca depois que os últimos dentes são extraídos e cicatrizados. Ou do tipo prótese parcial removível, que atua na substituição de alguns dentes apenas.
O uso das próteses dentárias na terceira idade será inevitável em algum momento tardio da vida. Entretanto, esse pensamento é incorreto.
O uso ou não de próteses leva em consideração variados fatores, ou seja, vai depender da situação da saúde bucal da pessoa.
Se o idoso possui todos os dentes, não há porque o uso de próteses dentárias na terceira idade.
É importante citar que a adequada manutenção da saúde bucal e corporal é capaz de preservar os dentes até por toda a vida, ou seja, dentes saudáveis não tem prazo de validade determinado se forem bem cuidados.
A indicação do uso de próteses dentárias na terceira idade será feita pelo seu dentista. Tanto uma como a outra próteses fixas e móveis ajudam a devolver a estética e melhoram a mastigação. Apenas quem possui perda dentária completa ou parcial pode recorrer às próteses.
Existem algumas dicas de cuidados com próteses dentárias na terceira idade que são essenciais para manter sua durabilidade.
Não deixar a prótese secar,
Escovar a prótese, eliminando resíduos, lavar as gengivas, língua e palato adequadamente.
Sempre ir ao dentista quando a prótese sofrer alguma quebra.
Além disso, devemos apontar para o manuseio cauteloso das próteses, sempre colocando-as sobre uma toalha ou num recipiente com água. Essas peças são delicadas e podem sofrer com uma queda.
A prótese deve ser removida a noite para dormir. Infeções causadas por fungos são comuns em pacientes que não tem o hábito de remover as próteses ao dormir.
Caso esteja incomodando ou pressionando em algum local da boca, evite mastigar sobre o local que esteja machucando e comunique ao seu dentista o mais rápido possível. Recomenda-se o uso de produtos fixadores por exemplo, o COREGA nos casos em que o paciente possui pouca estrutura óssea e gengival para deixar a prótese firme e estável na boca.
Após as refeições lavar bem a prótese para a higienização da mucosa bucal, gengivas, céu da boca e a língua, com uma escova de dente macia e pasta de dente de sua preferência. A limpeza destes locais remove acúmulos de placa bacteriana e resto alimentares, além de estimular a circulação.
Para higienizar a prótese basta lavá-la com água corrente, e sabão neutro.
Na generalidade, o AVC ocorre devido a uma interrupção s&uacu...
O processo do envelhecimento traz consigo, habitualmente, complicaç&...
Uma alimentação saudável e equilibrada é uma ma...