O que fazer em caso de hipoglicemia

Dicas No.255 | postado em Lunes, 24 Enero 2022

Causas de hipoglicemia, erros na alimentação, como passar muitas horas sem comer, saltar refeições ou não ingerir quantidades suficientes de hidratos de carbono.
Erros na administração da medicação, como tomar doses incorretas de medicamento ou excesso de insulina.
Exercício físico não programado, sem um suporte de hidratos de carbono adequado.
Quando os níveis de açúcar glicose no sangue diminuem, alguns sintomas podem condicionar a vida dos doentes com diabetes.
É importante saber como controlar estes níveis de forma consistente e responsável.
A mesma análise diz que mesmo os episódios menos graves de hipoglicémia têm um efeito significativo na saúde dos doentes com diabetes, perturbando a capacidade de desempenhar atividades diárias.
Para além disso, a hipoglicémia grave pode provocar a morte, problemas cardiovasculares, compromisso das funções cognitivas, demência, perda de autonomia, entre outros.
Hipoglicemia é o termo médico usado quando há redução dos níveis de glicose açúcar no sangue.
Como a glicose é a principal fonte de energia do organismo, a ocorrência de hipoglicemia produz sinais e sintomas típicos, tais como fraqueza, suores, pele fria e tremores, que só desaparecem se o nível sanguíneo de glicose for corrigido.
O que fazer em casos de hipoglicemia.
Face a um episódio, após identificar a gravidade do mesmo, o doente e as pessoas mais próximas devem saber o que fazer para evitar complicações.
Quando se trata de um episódio de hipoglicémia leve ou de pouca gravidade, o doente deve consumir cerca de 15 gramas de hidratos de carbono de ação rápida como açúcar, mel, frutos ou sumos.
Caso os valores não tenham estabilizado, há que repetir o primeiro passo até que a glicémia estabilize.
Depois disso, num intervalo de 10 a 15 minutos, o doente com diabetes deve consumir hidratos de carbono de absorção lenta, como pão, massas, bolachas de água e sal ou tostas.
Num caso grave de hipoglicémia, o doente pode estar agitado, inconsciente ou até em coma e nestas situações deve ser assistido.
O procedimento é deitar o paciente de lado, colocar no interior da bochecha uma papa de açucar e pedir ajuda através do número nacional de emergência 112...









 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Alimentos saudáveis para os idosos

A alimentação dos idosos requer  uma atenç&a...

REFLUXO EM IDOSOS

Essa doença atinge grande parte da população e seus si...

Fraqueza muscular nos idosos: é normal ou pode prevenir-se

Por vezes surge de repente, um pequeno balançar, uma pequena oscila&...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar