O que é uma análise dos triglicerídeos

Dicas No.436 | postado em Miércoles, 29 Marzo 2023

Uma análise dos triglicerídeos ou triglicéridos mede os níveis desta gordura no sangue, de modo a determinar alterações que são nefastas para o organismo, nomeadamente as potenciadoras de doenças cardiovasculares.
Geralmente, esta análise é feita em conjunto com uma análise ao colesterol para determinar a concentração geral de gordura no sangue.
Níveis de triglicerídeos elevados, veja valores de referência, podem aumentar o risco de desenvolvimento de várias patologias, doenças.
Os triglicerídeos são um tipo de gordura ou lípido ingerido nas refeições e que se acumula nas células do organismo. Quando o corpo precisa de energia, os triglicerídeos são libertados e transportados na corrente sanguínea através de lipoproteínas VLDL.
Tal como o colesterol, quando os níveis de triglicerídeos estão altos, significa que existe uma acumulação de gordura nos vasos sanguíneos podendo gerar complicações graves, como a aterosclerose acumulação de gordura nas artérias.
As análises dos triglicerídeos são, habitualmente, realizadas em conjunto com a medição do colesterol e servem para determinar a existência ou o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou inflamação no pâncreas pancreatite.
Em casos de pessoas com diabetes, estas análises são efetuadas regularmente para controlar os níveis de gordura no sangue ou monitorizar a eficácia de tratamentos prescritos para a mesma.
Crianças, maiores de 2 anos de idade, com alto risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou diabetes também devem realizar este tipo de análises frequentemente.
Os resultados e os valores de referência, esperados ou normais, são apresentados em miligramas (mg) por decilitro de sangue, dl, em duas colunas para facilitar a sua leitura e comparação.
De uma forma geral, podemos considerar os seguintes valores como de referência.
Normal, abaixo de 150 mg/dl,
Elevado, entre 150 e 200 mg/dl,
Muito alto, hipertrigliceridemia, acima de 200 mg/dl.
Se os resultados apresentarem valores abaixo de 150 mg/dl, são considerados normais ou saudáveis.
Por sua vez, se os resultados apresentarem valores acima de 150 mg/dl são considerados altos, no entanto, podendo ser reversíveis com uma alimentação adequada na maioria dos casos.
Contudo, se os resultados apresentarem valores acima 200 mg/dl, são considerados perigosos e requerem aconselhamento médico.
Uma forma eficaz de baixar os níveis de triglicerídeos no sangue é a adoção de um estilo de vida saudável, a saber.
Fazer exercício físico regularmente, fazer uma dieta saudável com abundância de frutas e vegetais. Evitar alimentos com muito açúcar, gorduras saturadas e hidratos de carbono.
Manter um peso saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, se é fumador, parar de fumar imediatamente, etc.





 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Resoluções de ano novo, especialmente para os idosos

O dia 1 de janeiro está ao virar da esquina. Isto significa que o no...

Função dos ajudantes de lares de idosos

O papel dos que prestam cuidados pessoais é vital para o bem-estar d...

Benefícios do Banho de Sol para Idosos

Desfrutando do Sol: Uma Terapia Vital para a Terceira Idade À med...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar