O sopro no coração é uma alteração cardíaca que provoca o surgimento de um som adicional durante o batimento cardíaco, sinalizando uma interferência no fluxo sanguíneo.
O sangue flui de modo contínuo e numa única direção dentro das cavidades cardíacas, sem produzir barulho. Quando há uma interferência ou turbulência, pode identificar-se um sopro no coração durante o exame físico médico, através da auscultação cardíaca com o estetoscópio.
o sopro também pode indicar um defeito nas valvas cardíacas, nos músculos cardíacos ou uma doença que altere a velocidade do fluxo de sangue, como febre reumática, anemia, prolapso da valva mitral ou doenças congênitas, por exemplo.
Em alguns casos estas situações podem provocar sintomas como falta de ar, inchaço no corpo e palpitações e, nestas situações, o tratamento deve ser realizado o mais breve possível, com o uso de remédios ou com realização de cirurgia, sob a orientação do cardiologista.
Geralmente, o sopro no coração não é acompanhado por outros sinais ou sintomas, e a sua presença por si só não é grave. Entretanto, quando o sopro é causado por alguma doença que provoca dificuldades no funcionamento do coração, podem surgir sintomas que indicam dificuldades no bombeamento de sangue e oxigenação das células do corpo, sendo os principais.
Falta de ar, tosse, palpitações
Fraqueza, or no peito, suor excessivo, inchaço no corpo,
Cansaço excessivo, tonturas ou desmaio.
Na maioria dos casos, o tratamento do sopro cardíaco fisiológico não é necessário, bastando um acompanhamento a cada 6 ou 12 meses com o cardiologista. Entretanto, caso haja sintomas ou manifestações clínicas de alguma doença, é importante que seja identificada a causa e iniciado o tratamento mais adequado, de acordo com a orientação do cardiologista.
O sopro não é uma doença, mas sim um sinal de doença, devendo, por isso, tratar-se a patologia que lhe está associada. Se for um sopro temporário ou intermitente, este desaparece após o tratamento das condições que lhe dão origem.
Às vezes, a causa do sopro cardíaco é tratada através da inserção de um cateter através de uma artéria na virilha nas veias de seu coração para tratar sua condição, em um procedimento chamado cateterismo cardíaco.
A cirurgia está indicada nos casos em que o sopro é provocado por alguma doença, dos músculos ou valvas do coração, que atrapalhe o seu funcionamento, como um estreitamento ou uma insuficiência graves, a ponto de causar sintomas como falta de ar, cansaço ou palpitações, por exemplo. De acordo com os sintomas apresentados e doença associada, o cardiologista e o cirurgião cardíaco podem determinar o melhor tipo de cirurgia.
Cuide bem do teu coração:
Comer alimentos saudáveis
Fazer exercícios regulares
Controlar a tensão arterial e colesterol, não fumes e ingerir bebida alcoólica com moderação.
Os idosos são mais propensos a desenvolver complicaçõe...
Morremos três vezes, a primeira é quando o corpo para de funci...
A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natu...