O que é que pode fazer pelos idosos durante a época do Natal

Dicas No.503 | postado em Viernes, 01 Diciembre 2023

Para que a solidão não seja amplificada pela falta de alguém com quem passar tempo durante a época natalícia, entre em contato com os seus vizinhos idosos ou aqueles que conhece no seu bairro e que moram sozinhos. Seja persistente, mas não intrusivo, pois existem muitos seniores que escondem os seus sentimentos de solidão por vergonha ou medo de serem um fardo para as suas famílias e aqueles que os rodeiam.
Comece com iniciativas simples, mas que podem fazer toda a diferença e que não obrigam forçosamente à adesão a instituições de caridade ou voluntariado. Aliás, o voluntariado e a caridade começa em nossas casas e com aqueles que estão à nossa volta e precisam da nossa intervenção e atenção.
Não assuma que o seu vizinho idoso não precisa de ajuda ou companhia durante a época do Natal. As pessoas mais velhas têm tendência para serem mais estóicas e não querem sentir-se julgadas por estarem sozinhas, como se o facto de a família estar longe ou ausente se devesse ao fardo que eles pensam representar. Mesmo que o idoso fique relutante em aceitar qualquer tipo de ajuda ou companhia, convide-o na mesma para um chá, em sua casa ou na dele, com o pretexto de querer ouvir algumas das suas histórias de vida.
Quem sabe previamente que vai passar esta quadra sozinho tem mais tendência para não ter vontade de decorar a casa. Se o seu vizinho não tem uma árvore de Natal, ofereça-se para ir com ele comprar uma e ajude-o depois a decorá-la. Por vezes, é quanto basta para tornar o ambiente da casa mais festivo e, consequentemente, melhorar  o humor do idoso.
Ajude con as compras do Natal, mesmo que a família e os amigos não estejam presentes na consoada e dia de Natal, o idoso gosta sempre de enviar presentes por outras pessoas ou pelo correio. 
Um lugar a mais à mesa pode não fazer grande diferença no seu orçamento, mas pode fazer uma grande diferença para quem iria ficar sozinho em casa de outra forma. Não esteja preocupado se tem um presente para lhe dar, pois o mais importante è a companhia,
uma palavra amiga e o sentimento de pertença que é criado pela oportunidade de partilhar estes momentos com outras pessoas, que mesmo não sendo família, são pessoas em quem o idoso confia e com quem se sente à vontade.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Dicas para melhorar a qualidade de vida dos idosos

Apesar de serem vistos como frágeis e pessoas que necessitam de muit...

Infeção urinária nos idosos pode causar confusão mental

Na terceira idade, o organismo dificilmente desenvolverá febre por c...

Sinais de Alerta: Como Identificar a Desidratação em Idosos e Agir Rapidamente

A desidratação é um problema sério, especialmen...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar