O que é o colesterol

Dicas No.432 | postado em Martes, 21 Marzo 2023

O colesterol é uma gordura fundamental para o funcionamento do organismo mas que na grande parte das vezes acaba por ser vista como prejudicial e um risco para a saúde cardiovascular.
Esta gordura pode ter uma origem endógena, ou seja, é produzida pelo nosso organismo e, corresponde a cerca de 75% do colesterol ou exógena, ou seja, proveniente da alimentação, essencialmente dos alimentos de origem animal e que corresponde a cerca de 25%.
O colesterol apenas constitui um fator de risco cardiovascular quando o seu valor no sangue se encontra elevado, superior ao valor considerado normal - 190mg/dl, Quando o colesterol alto surge em associação com outras patologias, como hipertensão arterial ou diabetes, o risco cardiovascular é maior.
Existem também outros fatores de risco para a doença cardiovascular, como por exemplo a alimentação desequilibrada, hereditariedade, hipertensão arterial, tabaco, excesso de peso, dislipidemias.
O colesterol encontra-se em circulação no sangue, está presente em todas as células do organismo e possui diversas funções que são essenciais para que haja um correto funcionamento do mesmo.
Por norma, quando falamos em colesterol referimo-nos a dois tipos, o chamado colesterol mau, colesterol LDL, e o colesterol bom, colesterol HDL.
Para que o colesterol possa circular no sangue é necessário que este esteja ligado a proteínas, formando assim um complexo colesterol-proteína formado por uma proteína e lípidos, designado de lipoproteína.
Existem vários tipos de lipoproteínas dependendo da proporção de proteínas e de lípidos que as compõem e que influenciam a sua densidade.
O colesterol LDL é comumente designado de colesterol mau, isto porque o seu aumento no sangue encontra-se relacionado com o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Este transporta o colesterol do fígado pata o resto do corpo, sendo que o risco associado à elevação do colesterol LDL deve-se ao facto deste colesterol contribuir para a deposição de gordura nas paredes das artérias, ou seja, contribuem para a aterosclerose, impedindo o normal fluxo sanguíneo.
O colesterol HDL é responsável por transportar o colesterol das LDL, das artérias e corrente sanguínea até ao fígado, onde é depositado e degradado e, posteriormente eliminado.
Para um controlo e normalização dos níveis de colesterol é essencial atuar ao nível do estilo de vida, sendo a inclusão do exercício físico e alterações nos hábitos alimentares fundamentais para a melhoria do perfil lipídico.
Para além do colesterol produzido pelo próprio corpo, existe uma parte que é derivada da alimentação, podendo assim a alimentação desadequada e desequilibrada poder resultar em níveis elevados de colesterol.
Como tal, a adoção de uma dieta saudável, equilibrada e adequada ao indivíduo é um ponto necessário para um bom controlo dos valores do colesterol.
Alimentos a incluir 
Fruta e legumes, de preferências produtos frescos e da época.
Cereais integrais e frutos oleaginosos, como por exemplo noz, amêndoa, avelã
Azeite virgem extra
Peixes, sendo que o peixe gordo deverá ser incluído pelo menos 2 a 3 vezes por semana, como por exemplo sardinha, atum e salmão.
Laticínios com um baixo teor de gordura.
Carnes brancas, como por exemplo aves e coelho.
E os alimentos a reduzir
Carnes gordas, como por exemplo vaca, borrego, porco ou vitela,  assim como os produtos de salsicharia e charcutaria, por exemplo, presunto, salsichas, salame, bacon.
Lacticínios com um elevado teor de gordura, como por exemplo natas, leite gordo, queijos gordos.
Óleos vegetais, margarinas, manteiga, banha e molhos com gordura.
Reduzir a adição de sal, pode substituir por especiarias e ervas aromáticas, dando mais sabor aos seus cozinhados.
Alimentos processados e açúcares simples.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Função dos ajudantes de lares de idosos

O papel dos que prestam cuidados pessoais é vital para o bem-estar d...

A importância de prevenir a transmissão da Covid-19 nos lares de idosos

Em Portugal, assim como noutros países, a questão dos lares &...

Porque ocorre a fraqueza muscular nos idosos

A perda muscular ocorre devido a um desequilíbrio entre dois sinais ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar