A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino, com o aspeto de uma noz, e situa-se logo abaixo da bexiga e que envolve a uretra - o canal por onde passa a urina em direção ao exterior.
É normal que este órgão cresça à medida que a idade avança.
Certos factores de risco contribuem para aumentar a probabilidade de os homens desenvolverem esta doença oncológica, entre eles.
Idade avançada, homens com mais de 50 anos.
Outros factores podem ter um impacto relevante, como é o caso da obesidade, má alimentação, tabagismo ou produção anormal de testosterona.
Em muitos doentes, os sintomas são semelhantes aos da Hiperplasia Benigna da Próstata, ou seja, não são exclusivos da patologia de que estamos a falar.
Numa fase inicial, o tumor é silencioso. O doente não relata sintomas relevantes e que afectam de forma significativa a sua vida diária.
Na maioria dos casos, os homens só descobrem que têm cancro da próstata numa fase avançada, quando começam a surgir outros tipos de complicações.
Tenha em atenção que estes sintomas não são uma sentença. Há outras patologias, menos graves, com a mesma sintomatologia (deve sempre falar com um médico urologista).
Em todo o caso, os sintomas mais característicos são:
Dificuldade ou demora em começar a urinar;
Intermitência da micção;
Sensação que ainda tem a bexiga cheia;
Jacto fraco e gotejamento no final da micção;
Aumento da frequência urinária de dia (poliúria) e de noite (noctúria);
Sangue na urina (hematúria);
Esforço abdominal ao urinar, dor ou ardor;
Incontinência urinária;
Retenção urinária súbita.
Acontece também os homens terem dificuldades em ter e manter uma erecção.
Nas fases mais avançadas do cancro da próstata, com o crescimento e metastização, existe uma fraqueza geral, dores ósseas e lombares, perda de peso, entre outros sintomas limitativos.
Fique atento a estes sinais e em caso de dúvidas, marque uma consulta com um especialista em urologia. O médico poderá esclarecer, seguramente, a sua situação clínica.
A taxa de sobrevivência deste cancro no mundo e em Portugal ronda os 90%. Mas para isso, é preciso diagnosticar o mais cedo possível, para evitar a evolução e tratar o mais rápido possível, para não avançar, etc.
A embolia pulmonar ou tromboembolismo pulmonar é a obstruç&at...
Na generalidade, o AVC ocorre devido a uma interrupção s&uacu...
À medida que envelhecemos, a importância de uma alimenta&ccedi...