O que é embolia pulmonar

Dicas No.349 | postado em Miércoles, 05 Octubre 2022

A embolia pulmonar ou tromboembolismo pulmonar é a obstrução de uma das artérias pulmonares, impedindo desta forma a normal circulação sanguínea. 
Uma artéria é um vaso que permite transportar o sangue até aos órgãos. Quando ocorre uma obstrução a artéria fica entupida, o sangue não pode circular normalmente, logo não chega convenientemente aos órgãos afetados. As porções de pulmão irrigadas por cada artéria bloqueada não são vascularizadas e podem morrer infarto pulmonar. Assim, torna-se mais difícil os pulmões cumprirem a sua função fornecer oxigénio ao resto do corpo, originado um quadro clínico que pode ser fatal, pode matar. Contudo, o tratamento imediato reduz o risco de morte.
Na maioria dos casos, a embolia pulmonar é provocada por coágulos sanguíneos que se formam nos membros inferiores, nas pernas e migram para os pulmões. No entanto, esses coágulos podem, mais raramente, provir de outras partes do corpo.
Os sintomas de embolia pulmonar podem variar bastante, dependendo da quantidade de pulmão afetado, do tamanho da dimensão dos coágulos sanguíneos e da existência de uma possível doença pulmonar ou cardíaca subjacente.
Falta de ar, este sintoma surge subitamente e piora com os esforços.
Dor torácica dor nas costas  a dor pode ser semelhante a um enfarte ataque cardíaco. As dores agravam quando se respira profundamente pleuresia. A dor agrava com o esforço, mas não desaparece mesmo em repouso.
Tosse  a tosse pode ser com expetoração hemoptoica hemoptises.
Na maioria das vezes, é um coágulo sanguíneo, que provém dos membros inferiores pernas que obstrói a artéria. Habitualmente, estes coágulos sanguíneos provêm das veias profundas das pernas devido à trombose venosa profunda.
Ocasionalmente, as obstruções são causadas por outras substâncias, tais como.
Gordura da medula de um osso longo fraturado, colagénio ou outro tecido, parte de um tumor em certos tipos de cancro, bolhas de ar.
Embora qualquer pessoa possa desenvolver coágulos de sangue que originem a embolia pulmonar, certos fatores podem aumentar o risco. Ou seja, podemos identificar alguns fatores de risco para a embolia pulmonar.
Ser fumador  o tabagismo predispõe a formação de coágulos sanguíneos, especialmente quando associados a outros fatores de risco.
Repouso, Sedentarismo- Estar imobilizado, parado por longos períodos de tempo na cama devido a doença.
Dieta alimentar,  faça uma alimentação rica e equilibrada, evitando alimentos potencialmente nefastos para a sua saúde, que provoquem um aumento do colesterol, entre outros.
Reduza o peso, a obesidade é um fator de risco para a formação de coágulos sanguíneos.
Cuidado nas viagens longas, não permaneça muito tempo sentado e na mesma posição. Faça pequenas pausas, levante-se e caminhe um pouco com alguma regularidade.
Medicação anticoagulante, os anticoagulantes são medicamentos que podem ser prescritos pelo seu Médico e que são administrados a doentes de risco de formação de coágulos, ou seja, ajudam a prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
A embolia pulmonar pode ser fatal. Procure atendimento médico imediato se começar a sentir falta de ar.

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Dicas para idosos em hemodiálise

Os rins são órgãos vitais, ou seja, sem eles nã...

Etiquetar a roupa de idosos em lares

Se pensarmos bem, a verdade, é que em lares ou centros de acolhiment...

Exercício que combate a ansiedade nos idosos

A prática de Yoga pode ser a chave para o bem-estar entre a popula&c...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar