A aterosclerose é uma doença cardiovascular degenerativa crónica, que provoca lesões nas artérias devido à acumulação de lípidos colesterol e outros elementos de gordura nas suas paredes, desencadeando um processo inflamatório.
Trata-se de uma doença com elevada prevalência na população e que está, em grande parte, relacionada com comportamentos e estilos de vida menos saudáveis ao longo da nossa vivência diária.
Um regime alimentar rico em gorduras e calorias, pouca ou nenhuma atividade física sedentarismo, tabagismo e consumo de sal são alguns dos ingredientes que contribuem para o desenvolvimento de aterosclerose.
A acumulação de lípidos nas artérias faz com que estas percam elasticidade. À medida que as chamadas placas de aterosclerose crescem, as artérias vão ficando mais estreitas.
A doença é de evolução lenta, com a acumulação das placas a prolongar-se durante anos ou décadas. A qualquer momento, um evento agudo pode originar o seu rompimento, proporcionando o contacto das substâncias presentes no interior da placa aterosclerótica com o sangue.
Quando isso acontece, esse material desencadeia a coagulação do sangue. A consequência é a obstrução total e súbita do vaso sanguíneo, interrompendo o fluxo do sangue, o que leva a um ataque cardíaco ou a um acidente vascular cerebral AVC.
A aterosclerose não costuma produzir quaisquer sintomas, até que ocorra um estreitamento acentuado, mais de 70%, ou a obstrução de uma ou mais artérias.
Daí que os sintomas dependam, por um lado, de onde a artéria afetada está localizada e, por outro, da artéria ter sido estreitada gradualmente ou bloqueada subitamente.
Quando o estreitamento é gradual, o primeiro sintoma pode ser dor ou cãibra nos momentos em que o fluxo de sangue não é suficiente para satisfazer a necessidade de oxigénio dos tecidos.
O diagnóstico da aterosclerose envolve a avaliação dos sintomas e a realização de exames laboratoriais e imagiológicos.
As análises ao sangue permitem pesquisar fatores de risco para a doença, enquanto os exames imagiológicos servem para detetar a presença de placas ateroscleróticas.
As pessoas que apresentam sintomas sugestivos de uma artéria bloqueada devem realizar um exame médico rigoroso para identificar a localização e extensão do eventual bloqueio.
A prevenção da aterosclerose é extremamente importante, pois estamos a falar de uma das principais causas de muitas das doenças mais graves e potencialmente fatais da sociedade moderna.
A sonda nasogástrica é de grande utilidade no cuidado de paci...
Há certas patologias da audição que não permite...
Tomar banho, vestir, calçar e cuidar da higiene pessoal, são ...