Primeiramente tente conhecer a dedicação das pessoas que lá trabalham, a sua disponibilidade, os afetos e a qualidade dos serviços que prestam. Por isso, peça referências a familiares, amigos ou colegas de trabalho que conheçam o local e, preferencialmente, ouça a opinião de alguém que lá resida. Faça também uma visita aos vários locais, observe as pessoas, os espaços, entre outros.
Tente igualmente saber se os funcionários são em número suficiente, se são qualificados para as funções que desempenham e se o lar cobre todo o tipo de necessidades, cuidados médicos e de enfermagem, acompanhamento a consultas nos hospitais.
Confirme se o lar cumpre a legislação aplicável, isto é, se tem alvará de funcionamento, se existe um regulamento interno em que constem as condições de admissão dos idosos, o preçário de todos os serviços, as condições de acesso a outros serviços que não estejam incluídos na mensalidade, os horários das refeições, das visitas, das entradas e saídas dos utentes, bem com outras regras de funcionamento.
Tenha em atenção o orçamento, independentemente de se tratar de um lar público ou privado, implicará o pagamento de uma mensalidade. Geralmente, os lares públicos são mais baratos, mas pode ter que esperar por uma vaga. Por isso, avalie os seus recursos económicos e as necessidades reais do utente e decida em conformidade.
Outro item importante a ponderar, uma vez que se a pessoa for para um lar próximo do local onde sempre residiu poderá ter por perto família, amigos e conhecidos, algo que ajudará na mudança. Por outro lado, facilitará as visitas. Dependendo das características e necessidades do idoso, poderá fazer sentido um lar próximo de locais de compras e cafés, transportes públicos, centros de saúde ou hospitais.
Observar se o lar tem bom acolhimento. Por isso, quando for visitar os locais em causa, esteja atento a todos os pormenores limpeza dos quartos, casas de banho, zona de refeições e faça muitas perguntas. Tire todas as dúvidas e avalie as condições de higiene, alimentação, segurança e conforto para os utentes.
Nas visitas aos lares, aproveite para ver o ambiente, a forma como os funcionários e os utentes se relacionam, se estão ocupados e alegres, por exemplo, e questione sobre o tipo de atividades que desenvolvem dentro e fora da instituição. Se existem animadores socioculturais, aulas de música, desporto, entre outros. Tratando-se de uma opção pessoal ou da família, ao procurar um lar de idosos lembre-se de que o local escolhido será um novo lar e, por isso, é conveniente que seja o mais acolhedor e agradável possível. Mas não se esqueça dos afetos e das visitas regulares, sempre importantes em qualquer idade e condição, etc.
A chegada dos pólenes de flores e árvores que acontece na pri...
Para que isso possa acontecer é importante fazer uma boa gestã...
Para se poder socorrer um diabético, é importante saber se se...