Nutrição nos idosos e pessoas acamadas

Dicas No.67 | postado em Martes, 10 Noviembre 2020

A partir de uma certa idade, principalmente os idosos e pessoas acamadas têm necessidades nutricionais especiais como consequência do envelhecimento. Este afeta a absorção, o uso e a excreção dos alimentos. Logo, a intervenção nutricional tem como principais objetivos o prolongamento de vida e a diminuição de doenças causadas não só por erros alimentares, como também por má nutrição.
Segundo vários autores, as recomendações nutricionais em macro e micronutrientes não diferem muito das recomendações comuns nas crianças e nos jovens, contudo é importante estar atento a certas especificidades, principalmente no que respeita aos ácidos gordos essenciais, cálcio e vitaminas.
A taxa de metabolismo basal decresce com o aumento da idade. Dessa forma, há alterações da composição corporal, tais como a diminuição da massa muscular e o aumento da gordura total e da gordura visceral. As necessidades energéticas diárias dos idosos, por norma são menores comparadas às de um adulto ativo, mas devem ser calculadas individualmente.
Nos idosos o consumo de gordura deve corresponder a cerca de 20-35% da energia total diária, tal como na maioria dos adultos, ainda que apenas 10% no máximo deve provir dos ácidos gordos saturados.
O que é recomendado para promover a saúde nos idosos e pessoas acamadas.
Pelo menos 5 refeições diárias pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar
Jejuns noturnos não superiores a 8-9h
Não saltar refeições
Não comer em demasia
Ingerir os alimentos calmamente, mastigar e misturar adequadamente os alimentos com a saliva
Cortar, moer ou triturar os alimentos em pequenos pedaços
Escolher produtos mais macios, como ovos, lacticínios ou papas. 
A alimentação de uma pessoa acamada deve ser adaptada de acordo com os seus problemas de saúde. Por isso, deve questionar o médico ou o nutricionista sobre os essenciais e mais adequados alimentos para o seu organismo.
Além disso, mantenha um registo atualizado dos medicamentos tomados. Sempre que necessário, os medicamentos devem ser líquidos, para facilitar a ingestão. Assim sendo, fale com o médico e ou farmacêutico caso seja necessário fazer uma adaptação à terapêutica.
 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

O que é uma análise dos triglicerídeos

Uma análise dos triglicerídeos ou triglicéridos mede o...

Doenças cardiovasculares nos idosos

As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou...

Atividades para manter os idosos ativos

Repleta de histórias, conquistas e trajetórias, a chegada da ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar