Memória e a idade porque ficamos mais esquecidos com o tempo

Dicas No.320 | postado em Martes, 26 Julio 2022

O cérebro pode armazenar uma alta quantidade de memórias, formadas a partir de nossas experiências de vida. Mesmo assim, podemos esquecer fatos, compromissos, o nome das pessoas e até mesmo onde guardamos nossos pertences. 
Por outro lado, há certas coisas que nunca esquecemos e não estamos falando do primeiro amor.  O ditado nunca esqueces como andar de bicicleta é um exemplo de memória processual, caracterizada pela lembrança de processos e habilidades, que não tendem a desaparecer com a idade. Por isso, o velho ditado faz todo o sentido.
Já as memórias visuais pode ser menos resistentes, como se lembrar de novas imagens. Diferentes tipos de memória podem começar a falhar com a idade e, além disso, a aprendizagem pode acontecer mais lentamente.
 O cérebro muda e se desenvolve ao longo da vida. Algumas funções cognitivas ficam mais fracas, enquanto outras melhoram. O hipocampo, considerado a principal sede da memória, diminui de tamanho. Adultos saudáveis com mais de 55 anos perdem anualmente aproximadamente 1 a 2% de volume no hipocampo, área crucial para formação e recordação de memórias.  
A bainha de mielina que é responsável por envolver e proteger as fibras nervosas se desgasta, o que pode diminuir a velocidade da comunicação entre os neurônios. Além disso, alguns dos receptores na superfícies dos neurônios que permitem a comunicação entre si podem não funcionar tão bem quanto antes. Todas essas alterações podem afetar sua capacidade de codificar novas informações na memória e recuperar as que já estão armazenadas. 
O envelhecimento do cérebro também tem seus pontos positivos. No entanto, é verdade que nossa memória falha mais e é preciso se esforçar mais para aprender novas coisas conforme envelhecemos. 
Algumas atividades ajudam a estimular a mente, como por exemplo:
Ler, jogar as cartas, fazer palavras cruzadas, aprender uma nova língua, e tocar um instrumento musical, etc.



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

dicas de cuidados com a visão após os 60 anos

Você tem idosos em casa que às vezes não diferencia rem...

ALZHEIMER E PARKINSON: COMO PREVENIR E COMBATER AS DOENÇAS MENTAIS

Atualmente, mais de 20% dos adultos com mais de 55 anos têm ou tivera...

Rinite em Idosos: Desafios e Cuidados

A rinite, uma inflamação da mucosa nasal, é uma condi&...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar