Insónias Na Terceira Idade: Como Minimizar Os Efeitos

Dicas No.430 | postado em Jueves, 16 Marzo 2023

Com o passar do tempo, o nosso organismo altera-se de modo profundo e essas alterações vão além das rugas e cabelos brancos. Por serem muitas vezes ignoradas, essas mudanças provocam verdadeiras complicações na vida dos idosos, como é o caso das insónias. Este é um dos principais distúrbios do sono e que causa graves problemas de saúde.
Este é um problema muito frequente em idosos, principalmente nas mulheres, e caracteriza-se pela dificuldade em iniciar ou manter o sono.
Enquanto estamos a dormir, o organismo liberta substâncias hormonais importantes. Não ter um sono verdadeiramente reparador quer seja devido à facilidade em acordar com ruídos ou pela dificuldade em manter o sono pode gerar irritabilidade, fadiga e sonolência diurna.
As insónias podem ser provocadas por diversos fatores, tais como a ansiedade, o stress, as mudanças de ambiente, medicação, depressão ou outras condicionantes clínicas artrite, dores crónicas, apneia do sono ou noctúria a necessidade de urinar muitas vezes durante a noite. Uma das consequências deste problema pode ser o aumento do número de quedas, devido à diminuição dos reflexos e raciocínio. A depressão pode ser potenciada, a memória é afetada e doenças como hipertensão e diabetes passam a ser mais prováveis.
Um idoso com insónias tem menos qualidade de vida.
Os idosos tendem a deitar-se e levantar-se mais cedo. Mas isso não significa necessariamente que estejam mais descansados, porque geralmente têm poucas horas de sono e acordam muitas vezes durante a noite. Tal afeta o estado de sono profundo, que é realmente reparador.
Um profissional de saúde deve sempre avaliar o idoso, fazendo um diagnóstico aprofundado  mas há certas práticas que podem realmente melhorar a qualidade do sono na terceira idade.
Evitar ter televisão no quarto  algo que se adequa a todas as idades, mas principalmente na terceira.
Ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes.
Manter o quarto arejado durante o dia e escuro e silencioso durante a noite.
Evitar o consumo de líquidos e refeições pesadas nas horas mais próximas de dormir.
Ter um estilo de vida saudável, consultar médicos ou profissionais de saúde frequentemente e fazer os tratamentos prescritos são medidas preventivas e que melhoram não só o sono do idoso mas também o bem estar geral.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Dicas práticas de ergonomia para cuidadores de idosos

Como já deve ter reparado, cuidar de alguém pode incluir muit...

como limpar a bolsa de ostomia de forma correta

A ostomia é um procedimento cirúrgico que faz uma abertura na...

Atividades para manter os idosos ativos

Repleta de histórias, conquistas e trajetórias, a chegada da ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar