Infeção urinária nos idosos pode causar confusão mental

Dicas No.326 | postado em Martes, 09 Agosto 2022

Na terceira idade, o organismo dificilmente desenvolverá febre por conta da infecção. Por isso, a pessoa que convive com o idoso e o médico precisam ficar atentos a sintomas.
As principais estratégias para minimizar as chances de idosos serem acometidos por infeções de urina pauta-se na higienização adequada da região perineal.
No caso de idosos homens que conseguem realizar atividades por conta própria, orientar a retrair o prepúcio pele que recobre a glande antes de urinar e após a micção secar a região com papel higiênico. Durante o banho, sempre lavar a glande com água e sabão e secar muito bem.
Nos casos de mulheres idosas que conseguem realizar atividades por conta própria, orientar a realizar a limpeza do introito uretral após a micção.
Importante, não se deve limpar toda a região com o mesmo papel pelo risco de carrear micro-organismos da região anal e vaginal para o introito uretral. A lavagem da região da vulva com água e sabão, e a correta secagem da região, também são essenciais.
Em pacientes que necessitem de auxílio para realizar atividades de higiene pessoal, as orientações são as mesmas, com a diferença que tais cuidados serão realizados pelos cuidadores profissionais ou familiares.
Em pacientes que fazem uso de sonda vesical de demora, devem ser realizadas trocas regulares da mesma de 21/21 dias alguns protocolos sugerem de até 28/28 dias. Em pacientes que fazem cateterismo intermitente, a adequada higienização da região genital antes dos procedimentos é indicada para diminuir as chances de infeção de trato urinário.
A troca regular e diária de roupas íntimas e a troca de fraldas ao longo do dia sempre que estiverem sujas é essencial para minimizar a chance de infeções do trato urinário. Uma oferta hídrica adequada também é fator protetor contra infeções do trato urinário.
Após a percepção dos sintomas por quem faz o serviço de cuidador de idosos, é preciso procurar assistência médica para um diagnóstico preciso e comprovado por exames. O geriatra ou o urologista são os especialistas mais indicados, ainda que o clínico geral também possa ajudar.
O tratamento vai de acordo com cada tipo de infeção e também leva em consideração a sua gravidade e persistência. No geral, ele é feito com o uso de antibióticos e analgésicos. É imprescindível atentar para posologia e seguir corretamente as orientações médicas.
Outros fatores de risco relacionados são poucas trocas das fraldas geriátricas ao longo do dia, o paciente deve sempre ser mantido limpo e seco, a limpeza imediata e cuidadosa do paciente após evacuação ou micção em fraldas geriátricas. As mulheres têm maior chance de contrair infeções de urina do que homens em todas as idades.
Dentre os fatores que possibilitam maior probabilidade está no fato da uretra feminina ser consideravelmente mais curta do que a dos homens, facilitando com que bactérias possam ascender até a bexiga de maneira mais fácil.
Nas mulheres, a proximidade do introito uretral com o canal vaginal e anus também é um fator de maior probabilidade de infeções de urina, uma vez que bactérias podem ser transportadas mais facilmente para a uretra e daí para a bexiga.

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como a ansiedade pode afetar os idosos

Tal como a depressão, os distúrbios de ansiedade não s...

Cuidados Domiciliares para Idosos: Uma Abordagem Holística para o Envelhecimento Saudável

O envelhecimento é uma parte natural da vida, e à medida que ...

Idosos a viver sozinhos

Encontrando um idoso a viver em sua casa sozinho ,e não tendo capaci...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar