Importância da autonomia e independência na terceira idade

Dicas No.458 | postado em Lunes, 29 Mayo 2023

Quando se convive com um idoso, é muito comum adquirir o hábito de fazer as coisas por ele, em vez de com ele. Sejamos sinceros, pode ser mais fácil e rápido fazer tudo sozinho, em vez de envolver o idoso nas atividades diárias. 
Apesar de mais prático, esta não é a solução mais aconselhável a longo prazo, se se pretende uma melhor qualidade de vida. Proporcionar um ambiente adequado para que o idoso possa realizar as tarefas mais independente aumenta os níveis de confiança e contribui para que ele se sinta mais feliz.
Encontrar o equilíbrio entre o cuidar e a manutenção da autonomia do seu familiar pode ser desafiador e, por isso, trazemos algumas sugestões para si. 
Com alguns ajustes e estímulos, ele sentir-se-á mais seguro dentro e fora de casa, prolongará a capacidade de tomar decisões e receberá ajuda somente quando necessário. 
Um dos maiores desafios ao lidar com o envelhecimento é manter o idoso autónomo e independente, o máximo de tempo possível. 
A autonomia é a capacidade da pessoa de assumir a gestão da sua vida e tomar decisões sobre si mesmo. Enquanto que a independência se relaciona com a capacidade de desempenhar atividades diárias e de autocuidado.
Até mesmo um idoso com limitações físicas, desde que mantenha as suas capacidades mentais, é capaz de decidir como deseja que as coisas sejam feitas. Excluí-lo de decisões relacionadas com a sua vida quotidiana só irá acelerar a passagem para um estado de dependência.
Dê opções de escolha sobre coisas do dia-a-dia, como o que ver na televisão, quais filmes prefere ou o planeamento das refeições. A menos que o idoso esteja incapacitado, ele tem o direito de decidir sobre si.
​Nenhum idoso pode ter sensação de independência quando alguém está constantemente a tomar decisões em vez dele.
Então, como pode ajudar se for necessário. Com paciência, bondade e criatividade, pode oferecer sugestões e ideias. Encontre uma forma de o idoso sentir que a decisão está a ser tomada por ele.
Muitos idosos querem ter a sensação de utilidade, mesmo que as suas funções físicas sejam limitadas. Incentive o idoso a realizar sozinho as atividades ou, pelo menos, algumas etapas dela.
A tecnologia pode desempenhar um papel importante na criação de um ambiente seguro para os idosos. Simplesmente usando um telemóvel pode-se controlar remotamente um conjunto de aparelhos e objetos computorizados.
Alguns idosos ainda podem ser relativamente autónomos a movimentar-se e cuidarem de si próprios, mas podem ter problemas para se levantar ou sentar. Isso é minimizado ao escolher uma cadeira mais larga, de altura certa e com apoio de braços.
O bem-estar emocional depende de vários fatores, como sentir-se conectado à família e aos amigos e estar envolvido na comunidade. Sentimentos de solidão e isolamento podem ter consequências para a saúde entre os idosos, inclusive a depressão.
Os exercícios são úteis para melhorar a força muscular, ativar a circulação sanguínea, manter o peso e prevenir ou controlar algumas doenças como a diabetes e tensão alta. 

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como funciona uma casa de repouso para idosos

Um lar para idosos, diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, n&a...

Gestão financeira na terceira idade

O tempo passa num piscar de olhos e, mais cedo do que desejaria, dá ...

Cuidados necessários com a saúde mental dos idosos

Com a pandemia, o isolamento das pessoas idosas fortaleceu a incidênc...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar