Idosos com câncer de próstata podem viver mais se tratados com radiação e hormônios

Dicas No.342 | postado em Jueves, 22 Septiembre 2022

A maioria dos tumores na próstata surge por volta dos 66 anos em homens sem uma reconhecida predisposição genética para a doença e muitas vezes sem apresentarem um historial deste tumor na família.
Os casos que apresentam um vínculo familiar representam cerca de 9% das ocorrências da doença e surge normalmente antes dos 66 anos de idade.
Muitos homens não têm recebido o tratamento ideal para combater o câncer de próstata, principalmente aqueles que já passaram dos 75 anos. 
Idosos com câncer de próstata podem viver mais, se forem tratados com radiação e com terapia hormonal ao mesmo tempo, é  o que diz  estudo. No entanto, os pesquisadores alertam que muitos homens não recebem o tratamento correto. A terapia dupla salvou cerca de 50% mais vidas no grupo de homens com idades entre 76 e 85 anos com câncer de próstata localmente avançado, em comparação com aqueles que fizeram apenas terapia hormonal.
A terapia hormonal atua no bloqueio da testosterona, e a radioterapia busca destruir ou inibir o crescimento das células cancerosas.
Os dois tratamentos podem, sim, serem prescritos ao mesmo tempo para pacientes com câncer de próstata, pois aumentam as chances de cura e de mais tempo de vida. A radioterapia está muito bem consolidada atualmente, combinado ao bloqueio da produção de testosterona, o efeito é muito superior à submissão a apenas uma técnica.
O paciente precisa estar ciente que o tamanho da eficácia têm consequências no organismo.
A terapia de bloqueio hormonal pode reduzi a libido do homem. ele também pode sentir calorões, assim como as mulheres sentem quando estão na menopausa, e perda da massa muscular e óssea. Já a radioterapia pode fazer com que o paciente sinta desconforto para urinar e evacuar. Ainda assim, o resultado principal é viver por mais tempo e maior chance de cura.
Estudos anteriores mostraram que, em média, 40% dos homens com câncer de próstata agressivo são tratados apenas com terapia hormonal. Portanto, um grupo significativo de pessoas que poderia se beneficiar de uma terapia com radiação, ao mesmo tempo.







 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como devem se prevenir os idosos do Covid- 19

Um dos principais motivos da doença apresentar maiores riscos para o...

Sequelas mais comuns do AVC

Depois de ter um AVC a pessoa pode ficar com várias sequelas ligeira...

Quais são os problemas de coração que mais afetam os idosos

As pessoas que têm 65 anos ou mais são muito mais suscet&iacut...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar