Portugal é o quarto país da União Europeia com maior percentagem de população idosa com mais de 65 anos. O que pode fazer para aproveitar esta realidade e aumentar o volume de negócios de um Lar de Idosos ou de negócios semelhantes?
Ideias que são facilmente aplicáveis a quem quer iniciar um negócio que preste serviços a idosos nos seus domicilios.
A população idosa que gostaria de permanecer na sua casa o máximo de tempo possível e a outra parte que prefere frequentar um Lar de Idosos ou um Centro de Dia.
Juntando todos estes indicadores, o que pode fazer para aproveitar esta explosão demográfica de idosos em Portugal e aumentar o rendimento do seu negócio.
Após a reforma muitos idosos começam a viajar, mas não podem levar consigo o cão, o gato e o canário.
Igualmente a partir de uma certa idade e embora muitas vezes os animais de estimação sejam uma companhia, torna-se mais difícil cuidar dos mesmos, as tosquias, as idas ao veterinário e até efetuar tarefas simples como passeá-los.
Tudo isto pode ser um serviço adicional aos serviços que já oferece, ou no limite se houver espaço no exterior pode criar um pequeno hotel para animais domésticos e assim os seus novos clientes podem usufruir de momentos na companhia dos seus animais de estimação mantendo o contacto com os mesmos.
Muitos idosos necessitam de ajuda com tarefas domésticas, como limpezas, a lavagem de roupa, cuidados básicos de higiene, vestirem-se e alimentarem-se.
Por vezes apenas pretendem uma companhia para falar ou uma boleia personalizada para um evento, uma consulta ou uma visita a amigos.
Nem sempre os serviços prestados a idosos têm de ser obrigatoriamente efetuados nas instalações, podem ser também prestados na residência desses idosos. E assim, são criados laços com o idoso que poderá mais tarde decidir tornar-se cliente a tempo inteiro.
Os seus funcionários são pessoas especializadas e possivelmente até lhes agradará algum serviço externo às instalações, para quebrar a rotina.
Muitos idosos preferem que certos serviços lhes sejam prestados na comodidade do seu lar, criando assim uma oportunidade.
Manicure, Pedicure, Cabeleireiro, massagens relaxantes, entre muitas ofertas podem ser um extra pago, que tanto pode ser oferecido em casa do idoso como no seu estabelecimento.
Entrega e recolha de itens como encomendas, engomadoria, farmácia.
Compras pessoais e de mercearia, companhia ao idoso e proporcionar momentos de lazer e descanso aos membros da família.
Marcação e acompanhamento a consultas ou outros compromissos.
Verificação periódica do idoso através de teleassistência ou presencial.
Disponibilizar fisioterapia ao domicílio para criar ou manter as capacidades motoras, etc.
Muitos idosos já não têm capacidade para conduzir, ou não têm meios para o fazer e necessitam de transporte para consultas, eventos sociais e outros afazeres.
Poderão ter também necessidades especiais, o que implica possuir uma viatura com certas especificações como equipamento de elevação, bem como os condutores estarem habilitados para as conduzir.
A própria decoração da casa, a instalação de papel de parede, cortinados entre outras são tarefas que provavelmente um idoso já não as pode desempenhar.
Assim como a manutenção de torneiras, janelas, portas, fechaduras, entre tantas outras.
À medida que as pessoas envelhecem necessitam de cuidados médicos tal como fisioterapia, ortopedia, cuidados de enfermagem, entre muitos outros tipos de terapias.
Todas estas valências são efetuadas por especialistas, e podem ser prestadas no seu estabelecimento ou na residência do idoso.
As estatísticas dizem-nos que irá aumentar o número de idosos em Portugal, portanto não perca a oportunidade de aumentar os rendimentos através deste nicho de mercado.
Nos lares para idosos em Portugal, as relações interpessoais ...
Na jornada da vida, enfrentamos diversos desafios que moldam nossa jornada ...
Para a população mais idosa, uma dieta saudável e amig...