Não raramente, pessoas mais velhas sofrem com dores no corpo por causa da má postura, o que dificulta a realização de tarefas diárias e, até mesmo, limita as atividades físicas, que são essenciais para uma boa qualidade de vida.
Com o tempo, as pessoas mais velhas se tornam indispostas e não apresentam muitas condições de fazer atividades físicas. Aliás, muitas delas sequer fazem uma caminhada diária, e nem sempre é porque não querem, mas sim porque não conseguem.
Com a fisioterapia, há uma melhora no condicionamento físico do idoso, pois ele faz exercícios que impedem a perda óssea e o desenvolvimento de doenças. Ele também aprende a ter uma postura melhor, o que ajuda a diminuir dores e, consequentemente, melhora sua disposição.
A Fisioterapia tem o objetivo de preservar ou ajudar na restauração da funcionalidade, independência e autonomia do idoso, além de atuar em doenças como. Derrame, Parkinson, esclerose múltipla, pressão alta, Alzheimer, artrite, artrose, hérnia de disco, bursites, fraturas, entre outras.
Fisioterapia ajuda na melhora na execução de atividades diárias pelo idoso, reduz a vulnerabilidade e fragilidade, minimiza as mudanças biológicas decorrentes do envelhecimento, ajuda no controle de doenças crônicas além de: Aumentar a força muscular.
Melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora, previne o risco de queda e de complicações respiratórias e cardiovascular,
Promove a independência funcional.
Em geral, os idosos precisam de um Fisioterapeuta para casos como, após terem um AVC ou algum problema cardiovascular, possuir algum doença que reduza a funcionalidade ou
mobilidade de algum membro, após alguma fratura ou cirurgia ou quando tem alguma doença neurológica, possuem doença do equilíbrio, após sofrerem quedas, entre outros.
Os idosos também podem procurar por um fisioterapeuta para que este realize um trabalho preventivo para evitar o aparecimento de algumas doenças comuns na velhice, além de melhorar a quantidade de vida.
A Fisioterapia preventiva para idosos tem o objetivo de manter o idoso ativo e com bem estar, através da preservação da função motora, adiamento do processo de incapacitação, que decorre do envelhecimento, além da prevenção de quedas e acidentes.
A terapia atua na reversão de quadros como, fraqueza muscular, degeneração nas articulações, dor, diminuição de agilidade, falta de equilíbrio, dentre outros. Por isso, qualquer pessoa acima de 60 anos, pode procurar um profissional para fazer a Fisioterapia preventiva.
Nas sessões, o fisioterapeuta pode trabalhar exercícios que mantenham a funcionalidade do idoso, fazer a correção postural e a análise ergonômica do ambiente onde vive o idoso para melhorar a mobilidade e reduzir os riscos de queda.
A escolha do profissional para atendimento do idoso é fundamental para o sucesso do tratamento. Por isso, é importante que a família do paciente leve em consideração fatores como:
Experiência do Fisioterapeuta: Profissionais que já tenham experiência com idoso sabem como lidar com temperamentos, bem como motivá-lo a interagir durante as sessões.
Com a fisioterapia, o idoso vai ganhar uma capacidade aeróbica maior, etc.
Para pessoas com mobilidade reduzida, fazer uso do quarto de banho pode tor...
Os idosos são mais propensos a lesões devido à diminui...
Na jornada da terceira idade, a importância de uma alimentaç&a...