A fisioterapia é importante para a prevenção de quedas, recuperação da agilidade, força e equilíbrio, principalmente nos idosos que já tem algum tipo de limitação para a locomoção. Estes problemas geralmente são causados ou agravados por doenças, ou após uma queda ou fratura.
Os exercícios fisioterapêuticos são sempre úteis para a preservação e reabilitação da força muscular e coordenação motora.
Exercícios indicados como tai-chi-chuan, alongamentos diários, exercícios passivos e ativos, caminhada rápida e musculação. Os exercícios na água hidroterapia também são muito recomendados, pois oferecem os benefícios de qualquer atividade, mas sem sobrecarregar os músculos e articulações.
Além de ofertar tais atividades para promoção da saúde, o fisioterapeuta também exerce função fundamental na segurança do idoso e prevenção de acidentes e lesões.
A fisioterapia para idoso com dificuldade de andar deve, nos limites das capacidades e da segurança de cada indivíduo, trabalhar a pessoa assistida visando a manutenção de suas funcionalidades, por mais simples que pareçam.
A fisioterapia funcional para idosos, que pode compreender mesmo atividades do dia a dia como andar dentro de casa e levantar objetivos simples, é, portanto, uma ótima ferramenta que não deve ser negligenciada por cuidadores e familiares.
Risco de quedas deve sempre ser sinal de alerta para todos os envolvidos com o idoso. Justamente porque ao apresentarem uma queda há um risco maior de fratura, devido à fragilidade óssea, e das complicações decorrentes desta.
Idosos apresentam uma produção maior de osteoclastos ao invés de osteoblastos, que são os responsáveis no processo de produção de cálcio, ou seja, é há uma perda esperada de massa mineral óssea.
Por conseguinte, além da fragilidade óssea, a consolidação é mais lenta, o que os mantém mais tempo acamados, com maior perda de massa muscular, devido a imobilidade.
Todo esse quadro leva o idoso há uma queda de função importante, porque perde força muscular, perde capacidade cardiorrespiratória, perde mobilidade, agilidade e se torna um idoso inseguro, dependente para as suas atividades diárias.
A fisioterapia para idoso com dificuldade de andar podem ser encaixados em uma rotina a ser executada pelo cuidador, um familiar ou profissional contratado, ajudando a manter a autonomia e diminuir a possibilidade de quedas, etc.
Por vezes é mais rápido ou mais fácil comer alimentos ...
À medida que a sociedade evolui, é fundamental reconhecer e v...
Primeiramente tente conhecer a dedicação das pessoas que l&aa...