Férias de verão das crianças com os avós

Dicas No.324 | postado em Viernes, 05 Agosto 2022

Quando pensamos em verão, vem-nos sempre à memória o bom tempo, as férias, o merecido descanso, lazer.
O envelhecimento da população, o maior número de mães no mercado de trabalho, o aumento dos divórcios ou de ruturas nas relações conjugais indicam que os avós desempenham cada vez mais um papel fundamental na estrutura familiar. Além de serem um elemento importante na maioria das famílias, são a resposta certa para quem procura uma solução para as férias dos mais pequenos.
Com os avós, há garantia de colo, de histórias bem contadas umas de fantasia, outras bem reiais sobre as próprias famílias, de jogos divertidos, de abraços e de transmissão de um conjunto de valores que também são os seus. Os mais pequenos agradecem e os mais idosos anseiam pela oportunidade de participar na vida dos netos e de ajudar os filhos, tantas vezes incapazes de encontrar alternativas que entretenham os mais pequenos durante os mais de dois meses de duração das férias de verão.
Asaúde psicológica de avós e netos melhora quanto mais apoio emocional recebem uns dos outros. No caso dos avós, é favorecida se esse apoio não impedir que se sintam funcionalmente independentes. Isto é, é fundamental que os avós continuem a sentir-se úteis e capazes de retribuir a ajuda.
Os avós que não cuidam dos netos têm maior probabilidade de dizer que a saúde já teve melhores dias do que aqueles que costumam cuidar dos netos. E o contrário também é verdade. Os avós que cuidam dos netos têm maior probabilidade de ter boa saúde. 
Os avós são uma ótima fonte de saber, apoiando os netos no desenvolvimento do conhecimento linguístico, cultural e científico. 
De facto, são muitos os idosos que deixam que as dificuldades de mobilidade os impeçam de passar bons momentos com os seus netos, dentro ou fora de casa, por exemplo passear com os mais pequenos no parque, levá-los à praia ou a dar um mergulho na piscina, acompanhá-los na compra de um gelado.
De um lado, os avós podem se sentir mais úteis e felizes por poderem colaborar, de alguma forma, com seus pequenos e, por outro, os netos fazem experiências que servirão como aprendizado para a vida inteira, como, por exemplo, o respeito aos mais velhos, aprender com suas experiências de vida, saber que cada um tem o seu tempo, que o corpo já não é mais o mesmo, e nem a velocidade para realizar as tarefas do dia a dia também,  etc.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Osteoporose: Fortalecendo os Ossos na Terceira Idade

A osteoporose é uma condição comum que afeta muitas pe...

Cuidados a ter como as cadeiras de rodas

À medida que a idade vai avançando as pessoas vão perd...

A importância da comunicação no cuidar do idoso

Envelhecer implica para a maioria dos idosos perdas importantes, necessitan...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar