Exercícios respiratórios para idosos

Dicas No.341 | postado em Martes, 20 Septiembre 2022

Ao envelhecer, nosso corpo muda. Muitos não sabem disso, mas é verdade. Acontece que uma das mudanças que ocorrem na parte interna do corpo é a calcificação de algumas cartilagens da caixa torácica. Isso dificulta a respiração do idoso, já que elas ficam imóveis. Isso faz com que o pulmão tenha menos espaço para se expandir e, consequentemente, que seja mais difícil de respirar.
Apesar de serem mudanças naturais, é possível melhorar a qualidade de vida dos mais velhos. Existem alguns exercícios que podem auxiliar na respiração do idoso.
A fisioterapia respiratória é uma especialidade da Fisioterapia cujo objetivo é a prevenção e o tratamento de doenças que atingem o sistema respiratório, como a asma, a bronquite, a insuficiência respiratória e a tuberculose.
Os exercícios respiratórios pretendem melhorar o fluxo de oxigênio para todo o organismo. O objetivo é liberar as vias respiratórias das secreções que eventualmente a obstruam, aumentando a capacidade ventilatória do pulmão. Se achar necessário, o fisioterapeuta pode recorrer a aparelhos que fluidificam e facilitam a retirada das secreções, como o flutter e o nebulizador.
Talvez seja o mais importante do exercícios respiratórios. A respiração diafragmática tem esse nome porque expande o diafragma e leva o ar rico em oxigênio até o abdômen. É possível aumentar de forma significativa a capacidade volumétrica dos pulmões por meio dessa técnica.
Para realizá-la,  deves sentar-se em uma posição confortável, fechar os olhos, colocar a mão sobre a barriga e concentrar-se na respiração. Inspire pelo nariz e procure movimentar o abdômen e não o tórax ao fazê-lo. Retenha o ar por dois segundos e em seguida expire lentamente pela boca.
Respirando com os braços estendidos.
Ao mesmo tempo em que inspira pelo nariz, levante os braços e mantenha-os estendidos. Ao expirar lentamente, abaixe os braços no mesmo ritmo. Se o movimento provocar tosse, não a reprima.
Ciclo ativo da respiração realizada em três fases, primeiramente, respirações predominantemente diafragmáticas, depois, inspirações profundas, com baixa velocidade, por fim, eliminação da secreção que pode envolver equipamentos especiais.
Aceleração do fluxo expiratório
A técnica visa ao aumento da velocidade do fluxo expiratório, a fim de deslocar o muco preso no organismo. É realizada por meio de uma manobra especifica de compressão torácica, que fica a cargo do fisioterapeuta, etc.



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como Ser um Bom Cuidador de Idosos

Cuidar de um idoso é uma tarefa que requer não só habi...

Saúde Mental na Terceira Idade: Como Cuidar do Bem-Estar Emocional dos Idosos

A saúde mental é uma parte crucial do bem-estar geral em toda...

Como detetar sinais precoces de stress nos idosos

O stress é algo que todos nós encontramos em algum momento da...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar