A artrite pode ser bastante dolorosa, e mesmo sabendo que a actividade física é benéfica, nem sempre a pessoa osa dar início ao exercício. Quer seja por medo de agravar a situação com o esforço quer seja por não saber qual actividade adoptar. No entanto, exercícios adaptados praticados diariamente podem ajudar a fortalecer as articulações e melhorar a flexibilidade.
A artrite é uma doença inflamatória das articulações. Ela afecta muitos idosos e causa dores fortes. Pode causar desconforto significativo ou até perda de autonomia. Se, regra geral, a actividade física é a melhor forma de fortalecer o corpo, as pessoas idosas com artrite não têm a capacidade ou a vontade de praticar um verdadeiro desporto.
Preservar a flexibilidade dos dedos é essencial para pessoas idosas com artrite nas mãos. Este exercício simples pode ajudá-lo.
Apenas feche o seu punho com o polegar dentro. Faça devagar se tiver dificuldades. Fique 5 segundos ou mais, se puder. Solte e repita o exercício.
Flexione os pulsos!
Coloque o cotovelo na mesa, com a mão apontando para o teto. Lentamente, empurre a palma da mão para trás com a outra mão. Tente ir o mais longe que puder, mas sem sentir dor. Mantenha as mãos nessa posição por 5 segundos e solte. Agora empurre no sentido inverso, para frente, segure a sua mão nesta posição por 5 segundos e solte.
Exercício para as pernas!!
Sente-se no chão com as pernas estendidas à sua frente. Incline-se lentamente para a frente e tente agarrar os pés. Provavelmente não poderá ir muito longe no início, então não se force. Com o tempo, tornar-se-á mais flexível.
O fortalecimento do joelho e a flexão, suave, regular ajudarão a aliviar a dor.
Só precisa de um degrau, com um corrimão, se sentir necessidade de se segurar. Coloque um pé no primeiro degrau e suba o segundo pé. Desça e recomece. Recomenda-se fazer 3 séries de 10 movimentos de cada lado.
De pé ou sentado, levante um pé do chão. Estique os dedos dos pés para a frente e desenhe um círculo. Este exercício movimenta o tornozelo em toda a sua amplitude de movimento. Desenhe cinco círculos e mude de direção. Depois faça com o outro pé, fazer esses exercícios três séries todos os dias uma vez por dia, etc.
As pessoas que não estão casadas sofrem mais solidão q...
A diabetes é uma doença crónica e constitui um grave p...
Já deves ter ouvido falar que o Pilates é benéfico par...