Quando um idoso está acamado, alguns familiares tendem a pensar que não há nada a fazer para melhorar sua mobilidade, apenas investir em cuidados que melhorem o desconforto e previnam ferimentos.
Essa ideia, felizmente, é uma crença em desuso, pois há muitos fisioterapeutas especializados no tratamento destas pessoas, para diminuir o desconforto e os problemas provocados por longos períodos acamados.
Em idosos acamados, os exercícios devem ser feitos duas vezes por dia, durante a semana. Essas atividades têm por objetivo deixar sua pele mais elástica e manter a força de seus músculos, além de facilitar a movimentação de suas articulações.
Os exercícios em pacientes acamados ajudam, ainda, a melhorar a circulação do sangue, evitando o surgimento de úlceras e as escaras (feridas que aparecem quando a pessoa passa muito tempo deitada.
É importante não forçar demais o idoso na hora de praticar os exercícios. Ele deve respeitar seu corpo, sem colocar sua saúde em risco. E, sempre que necessário, ser acompanhado por um fisioterapeuta ou outra pessoa capacitada para auxiliá-lo.
Os idosos que estão acamados podem fazer exercícios motores de duas a três vezes por dia, com intervalo de um a dois minutos de descanso entre eles, de uma a três vezes por semana, lembrando que as sessões devem ter 48 horas de descanso.
Durante os exercícios, é importante manter a respiração normal, evitando prender a respiração, para não causar problemas.
Exemplos de boas atividades para os idosos acamados que melhorem sua mobilidade são aqueles voltados para as pernas e os pés.
Um exemplo é o idoso, deitado de barriga para cima no colchão para exercícios, tentar mover os tornozelos de um lado para o outro e de cima para baixo, simulando o movimento feito por um pé de bailarina. Esse exercício deve ser feito três vezes com cada pé.
Para os braços e pernas, são exercícios recomendados abrir e fechar os dedos das mãos e abrir e fechar as mãos. É interessante também que o idoso apoie o cotovelo na cama e mova as mãos para cima e para baixo, de um lado para o outro.
Caso consiga mover os braços, o idoso deve dobrar o braço, tentando encostar sua mão no ombro por três vezes seguidas, repetindo o exercício com cada braço.
É preciso levar em conta que os idosos são pessoa...
As alergias são processos de defesa desproporcionais do sistema imun...
Envelhecer é uma jornada repleta de desafios e conquistas, e a terce...