Enfisema pulmonar nos idosos: sintomas e tratamento

Dicas No.416 | postado em Jueves, 09 Febrero 2023

O envelhecimento está associado a múltiplas mudanças estruturais no sistema respiratório, resultando num aumento da suscetibilidade ao desenvolvimento de doenças.
Os sintomas, incluindo tosse e falta de ar, são comuns nos idosos e requerem uma abordagem gradual para alcançar um diagnóstico das causas e dos possíveis tratamentos.
Os doentes idosos são frequentemente mal diagnosticados e tratados de forma inadequada para doenças respirespiratórias.
Por ter uma evolução lenta, muitas vezes, as doenças demoram algum tempo a ser identificadas, o que afeta ainda mais a qualidade de vida dos idosos.
Uma destas situações é o caso do enfisema pulmonar em idosos. A lentidão no diagnóstico é um dos fatores mais agravantes da doença, uma vez que a função pulmonar não é recuperada.
O enfisema é uma doença crónica, mas a identificação do quadro e o tratamento precoce evitam a progressão e o agravamento dos sintomas.
Com o avançar da idade, a possibilidade de desenvolver a enfermidade aumenta. Isso porque infeções das vias aéreas podem ocorrer com maior frequência ou intensidade.
O Enfisema Pulmonar é uma doença respiratória que se carateriza pela perda gradual de elasticidade pulmonar.
Esta perda é provocada pela destruição dos alvéolos, onde se dão as trocas gasosas respiratórias e que, resulta na obstrução da entrada de ar para os pulmões, levando a um progressivo estado de dificuldade respiratória para a pessoa afetada.
Nos idosos o processo degenerativo das fibras elásticas dos brônquios tem um grande impacto nos seus organismos.
Esta doença afeta a capacidade de locomoção e a mobilidade, dificultando a execução de exercícios físicos habituais, como andar e a absorção de oxigénio, mesmo quando o idoso está em repouso.
A causa mais frequente para o desenvolvimento do enfisema é o consumo de tabaco e a exposição prolongada ao fumo do cigarro. 
Caso o idoso seja fumador deverá iniciar de imediato a abstinência do tabaco para evitar o agravamento da doença.
O diagnóstico é feito por um médico especialista em pneumologia que irá analisar o historial clínico do idoso e efetuar alguns exames específicos como a radiografia do tórax e um exame físico. É através de uma tomografia computadorizada de alta resolução que o diagnóstico final é realizado.
Um dos primeiros sinais visíveis da doença é a dificuldade respiratória que se instala de forma gradual, sobretudo quando são feitos exercícios de esforço como subir escadas ou caminhadas de longa duração, etc.
Os problemas pulmonares podem ocorrer em qualquer idade, mas, com o passar dos anos, existe um maior declínio da imunidade. Isso significa que a capacidade de combater e curar infeções fica diminuída com o avançar da idade.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Alguns alimentos ricos em zinco que combatem a diabetes

O feijão é rico em zinco, proteínas vegetais, amido e ...

Gerontologia: o que é e como pode ajudar na velhice

Muitas pessoas encaram o trabalho com pessoas mais velhas como desencorajad...

Vale muito pena preservar a memória do idoso para as próximas gerações

A memória do idoso é a história viva da sociedade, e q...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar