É verdade que o coração não dói

Dicas No.434 | postado em Lunes, 27 Marzo 2023

Dizer que o coração não dói é um mito que erradamente é repetido. O coração dói e qualquer queixa de dor súbita pode ser um sinal de enfarte do miocárdio.
O enfarte agudo do miocárdio vulgarmente conhecido como ataque cardíaco, é uma verdadeira emergência médica. O normal funcionamento do coração é uma condição fundamental à vida, que só é possível se o músculo cardíaco estiver adequadamente alimentado.
A irrigação do músculo cardíaco é feita pelas artérias coronárias e se qualquer uma entupir de forma súbita com gordura e/ou coágulos, o músculo não recebe nutrientes e oxigénio nas quantidades que necessita. Ao fim de poucos minutos sem receber sangue as células começam a sofrer processo que designamos por isquemia e, finalmente, em muito poucas horas, as células começam a morrer, ocorrência que designamos por fibrose.
Se atempadamente tratada, a isquemia pode ser reversível, mas uma vez que se instale fibrose a condição é irreversível, pois o nosso organismo não tem a capacidade de regenerar o músculo cardíaco morto.
Em Portugal são internadas anualmente cerca de 12 mil pessoas por enfarte agudo do miocárdio, com maior volume de internamentos nos meses de inverno.
Um dos grandes mitos que erradamente são repetidos e que importa esclarecer é a frase, o coração não dói. Errado. O coração dói, e qualquer queixa de dor súbita desde o umbigo até ao maxilar inferior e desde a parte anterior do tórax até às costas, incluindo os dois braços, pode corresponder à apresentação clínica do enfarte do miocárdio. Qualquer dor súbita nesta grande área anatómica pode corresponder a isquemia cardíaca, sendo mais provável se a dor for localizada na zona da mama esquerda, que os anatomistas chamam de precórdio.
Que hábitos devemos adotar para prevenir enfartes de miocárdio.
Deixar de fumar
Realizar exercícios aeróbicos caminhar, nadar, andar de bicicleta, durante 30 minutos diários em cinco dias da semana
Reduzir os níveis de stress
Adotar uma dieta saudável, pobre em gorduras saturadas e rica em fruta, vegetais e cereais, e manter um peso adequado.




 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Voluntariado na Terceira Idade: Contribuir para a Comunidade e Manter-se Ativo

O envelhecimento é uma fase da vida cheia de oportunidades para o cr...

Demência e Alzheimer: Compreendendo e Apoiando os Idosos Afetados

A demência, particularmente o tipo mais comum - a doença de Al...

Gestão financeira na terceira idade

O tempo passa num piscar de olhos e, mais cedo do que desejaria, dá ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar