A expectativa de vida tem aumentado constantemente, e passamos cada vez mais anos de nossas vidas na chamada terceira idade. Portanto, o foco em qualidade de vida nessa fase tem sido cada vez mais relevante.
Problemas nos joelhos são frequentes e podem ser limitantes para pessoas idosas. Felizmente, existem prevenção e tratamento eficazes para eles.
À medida que envelhecemos, é comum sentirmos que as nossas articulações não são tão flexíveis como antes. É natural, pois, é na terceira idade que surgem mais problemas relacionados com os ossos e articulações, fruto do desgaste que o nosso corpo sofre com o tempo.
A recomendação mais importante para prevenção dos problemas no joelho na terceira idade é manter uma vida ativa e cultivar hábitos saudáveis. Atividade física, principalmente que envolva exercícios para força e resistência muscular, é comprovadamente a medida mais eficaz para prevenção de problemas vindos do desgaste articular.
Musculação, pilates, programas de ginástica para idosos, exercícios na água, são todas atividades que podem ajudar. Como sempre, exercícios devem ser começados de forma leve, serem progressivos, e de preferência com instrução ou auxílio voltado para essa faixa etária.
O joelho é uma das maiores e mais complexas articulações do nosso corpo sendo composta por diversas estruturas como ossos, tendões, ligamentos e músculos.
A maior parte dos movimentos do nosso corpo necessitam do joelho como fonte de suporte, estabilidade e flexibilidade. Por isso, será fácil perceber que os nossos joelhos são importantes e essenciais para realizarmos as nossas atividades diárias, como por exemplo, caminhar, subir e descer escadas, entrar e sair do banho, entre outras.
A causa mais comum de problemas no joelho de pacientes idoso é a osteoartrite ou artrose do joelho, doença em que há o desgaste da cartilagem articular e inflamação.
O principal sintoma é a dor na articulação. Inicialmente a dor pode ocorrer com atividades mais intensas apenas, mas com a progressão da doença pode haver dor com atividades do dia-a-dia e até mesmo em repouso.
O tratamento da dor no joelho depende naturalmente da causa que está subjacente e devem ser ponderadas individualmente pelo seu médico ortopedista especialista do joelho. De uma forma geral, aplicar gelo e tomar medicamentos anti inflamatórios permitem geralmente aliviar a dor no joelho. O repouso pode ser importante em situações de sobrecarga de esforço.
A viscossuplementação com ácido hialurónico é útil no alívio da sintomatologia no joelho com artrose em estadíos iniciais.
Em determinadas situações e patologias a cirurgia é a alternativa de modo a tratar a patologia causadora das dores no joelho.
A cirurgia do joelho sofreu enormes avanços nas 2 últimas décadas. Por um lado, a cirurgia de prótese do joelho veio resolver a dor relacionada com a artrose do joelho, sendo objecto de intensa investigação ao nível do design da prótese, materiais utilizados e formas de aplicação mais rigorosas com recurso a técnicas de navegação assistida por computador.
È um procedimento seguro, com incidência baixa de complicações, e que permite uma recuperação rápida. A maioria, mas não todos...
O exercício diário é um momento de vital importâ...
Cuidar de um idoso é uma tarefa que requer não só habi...
È muito comum associarmos a idade avançada a diversos tipos d...